A “existência deste sentimento de comunidade entre os estudantes” foi algo que cativou Beatriz Vicente desde que, em 2018, cumpriu “o sonho de entrar na Universidade do Porto”. Mas essa é apenas parte da história que a jovem de 19 anos, natural do Peso da Régua, está a “escrever” no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Com uma média de 17,3 valores no final do 1.º ano de curso, Beatriz garantiu um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Um feito que encara como o “reconhecimento do meu esforço”, mas também como um “incentivo” para “tentar dar sempre o melhor de mim”:

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Sempre tive o sonho de entrar na Universidade do Porto, mesmo ainda não sabendo qual o curso ideal para mim, visto que a U.Porto sempre se destacou pela sua qualidade de ensino bem como pelas oportunidades que oferece quanto ao futuro (saídas profissionais).

O que gostaste mais no primeiro ano na universidade?

É-me difícil destacar algo dado que foi um ano de grande evolução em todos os aspetos. Porém uma descoberta que me impressionou bastante foi a existência deste sentimento de comunidade entre os estudantes.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Em relação à Universidade em si não tenho o que dizer, só gostaria que existissem mais alojamentos para os estudantes porque eu própria me vi aflita inicialmente, mas felizmente tive sorte (ao contrário de muitos colegas meus).

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Este Prémio constitui assim um reconhecimento do meu esforço durante o primeiro ano e um incentivo para assim continuar, não só durante a minha vida académica, mas também profissional: Tentar dar sempre o melhor de mim.

Quais são os teus planos para o futuro?

Sinceramente, eu ainda não tenho a certeza em relação aos planos para o futuro porque, como nunca tive um curso que me “chamasse”, fiquei sempre muito indecisa entre Medicina e Ciências Farmacêuticas. Por outro lado, gosto muito de interagir com as pessoas/ atendimento ao público, daí que em relação às várias saídas profissionais que o meu curso proporciona, a minha tendência é seguir Farmácia Comunitária ou Hospital. Mas mantenho a mente aberta em relação às restantes…

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra qual seria?

Promissora.