“A tira de BD – do jornal às redes sociais” é o mote da próxima edição do Clube de Leitura da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a decorrer no próximo dia 16 de março, das 13h00 às 14h00, no Piso 0 da Biblioteca da FEUP.

A sessão, a ser conduzida por Mário Moura, professor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), vai debruçar-se sobre a história e as particularidades da banda desenhada, expressão artística que combina texto e imagem para contar histórias, verdadeiras ou ficcionadas.

“As primeiras manifestações de banda desenhada surgiram nos jornais no século XVIII, mas foi sobretudo nos dois séculos seguintes que este campo de criação plástica e literária ganhou força, tendo-se desenvolvido com mais vigor nos Estados Unidos da América e estendendo-se depois à Europa”, avança a Biblioteca da FEUP.

A sessão tem entrada livre.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Sobre Mário Moura

Mário Moura, docente e investigador na FBAUP, é crítico de design, arte e cultura, tendo sede no Porto. Escreve regularmente para jornais, revistas e no blogue ‘The Ressabiator’. É autor dos livros ‘Design em Tempos de Crise’ (Braço de Ferro, 2009), ‘O Design Que o Design Não Vê’ (Orfeu Negro, 2017), ‘A Força da Forma’ (Orfeu Negro, 2019), ‘Páginas Inquietas. Sobre documentos Insubmissos’ (Dois Dias, 2019), bem como de uma tese de doutoramento sobre autoria no design.

Foi editor das revistas Monumentânea (Grandes Armazéns do Design) e Impossuível. Leciona História e Crítica do Design na FBAUP, integrando também o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).

Foi curador da exposição “O Resto da Revista – o que (quase) fica de fora das histórias da banda desenhada” no âmbito do 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (2014); “Páginas Inquietas” no Espaço Mira (2016) e na Bienal da Maia (2021), bem como de ‘Força da Forma’, exposição que integrou a edição de 2019 de Porto Design Biennale.