Sofia Canada, licenciada em Economia e mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), é a vencedora do Prémio José da Silva Lopes 2022, atribuído pelo Banco de Portugal, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O galardão, atribuído bienalmente às melhores teses de mestrado portuguesas em Economia e em Gestão e Administração de Empresas, distinguiu a dissertação “The Role of Business and Innovation Strategies in Company Competitive Performance in an Uncertain Context”, orientada pelo Professor José Manuel Mendonça.

Dos finalistas ao Prémio José da Silva Lopes 2022 constavam ainda duas outras dissertações de mestrado da FEP: “The Relationship Between Portugal 2020’s Financing Programs and the Firms’ Quality of Financial Information”, de Inês Martins Soares, e “Towards Leadership: Unveiling the Female Path”, de Maria João Quintão Barbosa.

A estudante Daniela Dias Costa viu também o seu trabalho distinguido entre as 10 melhores teses de mestrado sobre Economia, tendo sido selecionada para apresentar o seu trabalho sob a forma de poster.

O galardão foi atribuído no passado dia 14 de novembro, no âmbito da 11.ª Conferência do Banco de Portugal – Desenvolvimento económico português no espaço europeu.