Fernando Silva, licenciado em Economia e mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi recentemente distinguido com o Prémio José da Silva Lopes 2020, atribuído pelo Banco de Portugal, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O galardão, atribuído bienalmente às melhores teses de mestrado portuguesas em economia e em gestão e administração de empresas, distinguiu este ano a dissertação “Determinants of Export persistence with a focus on geographical location: a firm level analysis for Portugal”. Neste trabalho, que contou com a orientação de Aurora Teixeira, docente da FEP, Fernando Silva procurou avaliar os fatores determinantes da persistência das exportações, em particular o papel dos fatores geográficos relacionados.

“Ter este reconhecimento atribuído a um dos meus maiores projetos é motivo de orgulho. Este foi um marco importante que terei sempre presente na minha vida pessoal e profissional”, destaca Fernando Silva, que confessa ter sido incentivado a concorrer a esta iniciativa pelo Diretor do Mestrado em Gestão, José António Moreira.

Dos finalistas ao Prémio José da Silva Lopes 2020 constavam ainda três outras dissertações de mestrado da FEP: “Firms’ Earnings Management and Loan Outcomes”, de Catarina Silva Martins; “The impact of the global financial crisis on open innovation strategies and innovation performance of Portuguese companies” de Luís Moreira; e “Impact of Lean on performance: The case of manufacturing SMEs, de Catarina Valente, na área da Gestão e Economia.

O galardão foi atribuído no passado dia 16 de novembro, no âmbito 10.ª Conferência do Banco de Portugal “Desenvolvimento económico português no espaço europeu”.

Para além do trabalho premiado, a FEP teve mais três dissertações de mestrado entre os finalistas ao Prémio José da Silva Lopes 2020. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)