Uma comitiva de 41 estudantes atletas, treinadores e oficiais da Universidade do Porto vai marcar presença nos Jogos Europeus Universitários (EUGames) 2022, que decorrem na cidade polaca de Lódz, de 17 a 30 de julho.

Organizada pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), esta é a maior competição estudantil multidesportiva da Europa, reunindo cerca de 5.000 estudantes representando mais de 400 universidades europeias de 40 países do continente europeu.

Antes da partida para a Polónia, os atletas da Universidade do Porto foram recebidos pelo Reitor António de Sousa Pereira e pela Vice-Reitora para o Desporto, Maria Joana Carvalho, numa sessão de cumprimentos – com desejos de boa sorte à mistura – com todos os estudantes que vestem a camisola U.Porto nesta competição internacional universitária.

O Reitor e a Vice-Reitora da U.Porto receberam os estudantes atletas que vão disputar os Jogos Europeus Universitários. (Foto: João Bento Soares/U.Porto)

Depois de conquistar os respetivos títulos nacionais universitários, a U.Porto marcará presença nestes Jogos Europeus com nove equipas em oito modalidades: Basquetebol 3×3 feminino, Karaté, Kickboxing, Ténis masculino, Ténis de mesa masculino, Voleibol masculino, Voleibol de Praia feminino e masculino e Xadrez.

No Basquetebol 3×3, orientadas pelo treinador Norberto Pinto, a U.Porto está representada pelas estudantes Matilde Lages (ICBAS), Filipa Guimarães (FADEUP), Leonor Carvalho (FLUP) e Carolina Bandeira (ICBAS).

A Telma Silva (FEP) e Tânia Machado (ICBAS) competem no Karaté, sob o comando da treinadora Inês Rodrigues. No Kickboxing, a U.Porto está representada pelo treinador Ricardo Quintela e o estudante atleta Felipe Santiago (FDUP) vestirem a camisola da U.Porto.

Os desportos de combate da U.Porto vão estar representados nos EUGames 2022 pelas equipas de Karaté e Kickboxing. (Foto: U.Porto)

A equipa de Ténis da U.Porto a competir nestes Jogos Europeus é orientada pelo treinador Diogo Calheiros e composta pelos estudantes atletas Bernardo Teixeira (FEP), João Gonçalves (FEUP), Manuel Pinheiro (FEUP) e João Ribeiro (FEUP).

A equipa campeã nacional de Ténis da U.Porto carimbou também o seu passaporte para a edição deste ano dos Jogos Universitários. (Foto: U.Porto)

José Miguel Magalhães (FEP), Pedro Miguel Moreira (FEP), Gonçalo Gomes (FADEUP) e João Neves (FADEUP), integram a equipa de Ténis de Mesa, orientada pelo treinador José Miguel Neves.

A equipa masculina de Ténis de Mesa da U.Porto volta a marcar presença em mais uma prova internacional. (Foto: U.Porto)

No Voleibol de Praia, as duplas da U.Porto, orientadas pelo treinador Tiago Ribeiro, estão representadas por Matilde Mouta (FMUP), Inês Vasco (FMUP), Guilherme Maia (FPCEUP) e Filipe Leite (ICBAS).

As duplas masculina e feminina de Voleibol de praia representam a U.Porto nestes EUGames 2022. (Foto: U.Porto)

A equipa campeã nacional de Voleibol masculino da Associação de Estudantes da FEP também representará a U.Porto nesta competição e é composta pelos estuantes atletas Salvador Rodrigues, António Carvalho, Bernardo Gomes da Silva, Francisco Rebelo Santos, Nuno Cassiano Sá Couto, André Filipe Santos, Gonçalo Sousa, Pedro Cardoso e Tomás Coelho.

A equipa de Voleibol da AEFEP é a que mais estudantes da U.Porto leva até Lódz. (Foto: U.Porto)

Por último, a U.Porto está também representada no Xadrez com José Veiga (FEUP), Hugo Carneiro de Sousa (FEUP), Rita Santos (FADEUP), Ana Raquel Bastos (FMUP) e o treinador Vitorino Dias.

A Equipa de Xadrez da U.Porto vai estar representada por quatro estudantes na maior competição do desporto universitário europeu. (Foto: U.Porto)