Os estudantes João Amaro e Rita Figueiredo, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e da Faculdade de Medicina (FMUP) da Universidade do Porto, respetivamente, fazem parte da delegação de 12 estudantes atletas que vão representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato, que vai disputar-se no próximo dia 12 de março, no Campus de Santiago da Universidade de Aveiro.

Os dois estudantes atletas representaram recentemente a U.Porto no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta, tendo ambos conquistado medalhas de prata – a Rita nos 800m e o João nos 3000m -, juntamente com o título coletivo.

João Amaro (Recreio de Águeda) como Rita Figueiredo (Sporting Clube de Portugal) são os atuais campeões nacionais de Corta-Mato no escalão de Sub-20 (Juniores) masculino e feminino. Neste Campeonato do Mundo Universitário de Corta-Mato, ambos vão competir na prova de Estafeta.

No histórico da participação nos Mundiais Universitários de Corta-Mato, Portugal conta com duas medalhas de ouro, quatro de prata – entre as quais a conquistada por Carla Salomé Rocha, antiga estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), em 2012 – e ainda uma de bronze.

Este ano, para além do Mundial de Corta-Mato, Portugal foi também o país escolhido para receber o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, a realizar-se nas cidades de Braga e Guimarães, de 18 a 24 de julho.