Ana Catarina Monteiro venceu o prémio de Atleta Revelação do ano na Gala do Desporto da U.Porto 2012.

Ana Catarina Monteiro, estudante do curso de Bioengenharia da U.Porto e atleta da equipa de Natação da Universidade, assegurou no passado dia 10 de novembro a presença no Campeonato da Europa de piscina curta, que se vai realizar em Herning, Dinamarca, de 12 a 15 de dezembro.

A estudante estabeleceu a marca de 2:10.48 nos 200m mariposa no Open do Campeonato Nacional da Bélgica, em Gent, superando os 2:10.79 exigidos e o anterior máximo pessoal de 2:12.21.

Natural da Póvoa de Varzim, Ana Monteiro chegou à U.Porto em 2011, para frequentar o curso de Bioengenharia, inciativa conjunta da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar). Paralelamente, tem desenhado um percurso desportivo que já lhe valeu a conquista de vários títulos de campeã nacional de natação nos diversos escalões e a participação em várias provas internacionais.

Ana Catarina Monteiro faz parte da seleção da U.Porto de Natação desde 2011 e conta já com 10 medalhas de ouro, uma de prata e um recorde nacional universitário nos 100m mariposa nos campeonatos nacionais universitárias. Em 2012, venceu o galardão de Atleta Revelação do ano na Gala do Desporto da U.Porto e foi nomeada, no mesmo ano, para atleta do ano pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

“Tenho a ambição e o objetivo de participar nuns Jogos Olímpicos e é para isso que trabalho e vou continuar a trabalhar, tentando conciliar da melhor forma a vida desportiva com a vida académica, e contando como até agora com todos aqueles que me apoiame que estão sempre do meu lado”, dizia a estudante em 2012, em entrevista ao noticias.up.pt,