As medidas decretadas pelo Governo para o novo período de confinamento, que entrou em vigor às 00h00 desta sexta-feira, 15 de janeiro, “não implicam alterações das atividades académicas e outras que decorrem da missão institucional da Universidade do Porto“. O anúncio foi comunicado esta quinta-feira a toda a comunidade académica e vai de encontro à decisão do Governo em manter em pleno funcionamento todos os estabelecimentos educativos.

Num comunicado assinado pela Task-Force da U.Porto para a COVID-19 e enviado a toda a comunidade académica, a Universidade nota que as atividades letivas e de avaliação continuarão a “decorrer de acordo com a legislação em vigor e as recomendações das autoridades de saúde, como tem acontecido desde o início do ano letivo”.

Na prática, a medida agora anunciada – e que vai de encontro à decisão do Governo em manter em pleno funcionamento todos os estabelecimentos educativos  – significa, por exemplo, que a época de exames em curso não será afetada pelas novas medidas de confinamento. Está por isso assegurada a realização de todas as provas escritas e orais, de acordo com a calendarização estabelecida pelas faculdades.

Recorde-se que a época de avaliações relativa ao primeiro semestre do ano letivo arrancou no início de janeiro e prologa-se até 5 de fevereiro. O segundo semestre tem início a 8 de fevereiro.

Atividades culturais e desportivas suspensas

Em sentido contrário ao que acontece com as atividades académicas, a U.Porto anunciou por sua vez a “suspensão da realização de eventos, atividades desportivas e atividades culturais nas instalações da Universidade” com efeitos a partir das 00h00 desta sexta-feira, 15 de janeiro, e por tempo indeterminado.

Esta medida prevê o encerramento ao público das instalações do Museu História Natural e Ciência da U.Porto (MHNC-UP), onde se incluem o Polo Central (Reitoria), a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto.

A lista de espaços a encerrar inclui ainda a Fundação Marques da Silva, a Casa Museu Abel Salazar e a Casa Comum (Reitoria).

Já os espaços desportivos da U.Porto manter-se-ão abertos apenas para fins específicos (aulas do ensino secundário, treinos de equipas de alta competição, ou atividades académicas da Faculdade de Desporto), permanecendo encerrados ao público em geral.

O CDUP-UP anunciou entretanto que vai continuar a assegurar as diferentes atividades do Programa UPFit em regime online. As exceções incluem as sessões de Badminton, Escalada, desportos de combate e UPRunning, que vão permanecer encerradas “até saírem novas normas do Governo Português e Direção Geral de Saúde”.

Bibliotecas, residências e cantinas abertas

Relativamente aos restantes espaços da Universidade, a Task-Force da U.Porto para a COVID-19 informa que “os serviços indispensáveis para o regular funcionamento das atividades académicas poderão manter-se, tais como bibliotecas, salas de estudo, reprografias e serviços de alimentação, no cumprimento estrito das normas sanitárias em vigor”. O mesmo acontece com as residências  geridas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).

A funcionar manter-se-ão igualmente os serviços de atendimento ao público na Universidade do Porto, desde que realizados sob marcação prévia, tal como vem acontecendo até ao momento.

De resto, o regime de teletrabalho continuará a ser obrigatório para todos os trabalhadores, sempre que as funções em causa o permitam.

No caso dos trabalhadores e estudantes que necessitem de se deslocar às instalações, a Universidade do Porto disponibiliza um sistema automático de emissão de declaração que pode ser utilizada para efeitos justificativos. Esta declaração pode ser descarregada na página pessoal do sistema SIGARRA

“Embora conscientes do momento delicado que o País atravessa, estamos certos de que a nossa Comunidade Académica saberá, uma vez mais, ultrapassar as adversidades e vencer os desafios que tem pela frente”, finaliza o comunicado da Task-Force.

Mantenha-se a par

Recorde-se que U.Porto ativou, em março de 2020, um Plano de Contingência de forma minimizar os riscos de transmissão da COVID-19 no seio da comunidade académica.

No âmbito deste plano elaborado por uma Task-Force nomeada pelo Reitor, foi também lançado um website no qual vão sendo emitidos comunicados regulares com as medidas e recomendações de atuação para os membros da comunidade académica.

A este respeito, a Universidade apela a toda a comunidade para que continue a a seguir as medidas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.