“É hora de treino! Bom dia e bem-vindos a mais uma sessão de atividade física em casa”. Com as ativides letivas presenciais suspensas e os espaços desportivos encerrados, é assim que começam, por esta altura, os dias de “quarentena” com o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).

A funcionar desde dia 16 de março nas redes sociais do CDUP-UP, o programa de atividade física onlineUPFit em casa – da U.Porto já atingiu mais de 200 mil visualizações, tendo chegado a milhares de pessoas que estão por estes dias em casa como forma de prevenção contra a COVID-19.

Numa passagem pelo “ginásio” online do CDUP-UP, são diversas as sessões que pode encontrar – desde aulas de grupo, corpo e mente, atividade física para crianças, desporto adaptado, pausa ativa ou musculação – e que vão sendo renovadas diariamente. E para que tudo funcione, os instrutores do CDUP-UP gravam os vídeos diretamente de sua casa e enviam para que outra equipa os coloque disponíveis no Facebook, Instagram e Youtube do CDUP-UP.

“Sentimos a necessidade de pensar “fora da caixa” e de nos reinventarmos”, explica Marisa Sousa instrutora do Programa UPFit e Pausa Ativa. “Apesar do desconforto e nervosismo inicial, a verdade é que os instrutores todos se adaptaram a essa condição. De aula para aula, denota-se um maior conforto e à vontade da parte deles.”, revela a instrutora.

As reações têm sido muito positivas.“As aulas para as crianças têm recebido inúmeros elogios pela forma que permitem que as crianças mantenham atividade física agora que deixaram de ter aulas presenciais ou momentos mais recreativos na escola. Já nas aulas da Pausa Ativa, temos recebido feedbacks dos colaboradores da U.Porto que têm conseguido manter a sua “Pausa” mesmo em casa”, destaca Marisa Sousa.

As sessões de atividade física online estão disponíveis nas redes sociais do Centro de Desporto da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

“Permite experimentar novos desafios e incluir toda a família

A verdade é que o programa não pára de conquistar novos utilizadores … e seguidores. É o caso da Rute Cardoso que considera iniciativa uma forma de se “manter ativa. São aulas boas porque os professores estão a “fazer” o exercício connosco. Acho que são aulas que nos motivam e são bastante variadas”.

Utilizadora habitual das sessões UPFit, Elsa Madureira também já se rendeu às aulas online. “Praticar sozinho é desmotivante e é difícil saber como orientar. As aulas online são excelentes pois para além de criarem rotinas, com os horários certos, são orientadas pelos profissionais que já conhecemos e adaptadas às diferentes capacidades dos alunos”, explica.

Mas as vantagens não se ficam por aí. Elsa Madureira lembra que a variedade das sessões “permite experimentar novos desafios e incluir toda a família“. E com “a vantagem de podermos repetir ou realizar noutros horários pois ficam disponíveis online”.

Elsa Madureira e a família fazem os treinos em casa. (Foto: DR)

A nutricionista de profissão refere igualmente que as dicas nutricionais são um bom aliado, pois “em períodos de confinamento, a falta de exercício e os excessos alimentares, muito frequentes, podem ter um impacto desastroso na saúde das pessoas. Tenho plena noção deste facto pelo que a prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável seria sempre indispensável”.

“Para mim tem sido um excelente contributo para o meu bem estar físico e psicológico! O meu muito obrigada pela excelente iniciativa, que tenho sempre divulgado!”, conclui Elsa Madureira.

“Um verdadeiro trabalho de equipa”

Esta foi a forma que o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) encontrou para que a comunidade se mantenha ativa neste período pois “o facto de termos que estar confinados a um espaço leva a que forçosamente alteremos os nossos hábitos e a inatividade subjacente a esta nova realidade é um perigo que todos temos que combater”, explica o diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida.

Para esta iniciativa se concretizar está a ser necessário “um verdadeiro trabalho de equipa em que estão envolvidas mais de 20 pessoas que diariamente, de suas casas, tudo fazem para a manter ativa”. Algo que leva o diretor do CDUP-UP a deixar o seu elogio à equipa de trabalho: “tenho de facto muito orgulho em poder contar com um corpo de instrutores tão motivado e qualificado para desenvolver qualquer tipo de desafios mesmo quando, à partida, as condições são adversas”, salienta Bruno Almeida.

A agenda do programa UPFit em casa é atualizada todas a semanas e pode ser consultada em www.cdup.up.pt e nas redes sociais do CDUP-UP.

Os instrutores do Centro de Desporto da U.Porto não poupam esforços para proporcionar atividade física a todos os que estão em isolamento. (Foto: CDUP-UP)