O atelier de arquitetura Sastudio, instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de vencer um concurso para a criação de um centro comunitário, em Höfn, na Islândia.  O estúdio fundado por Tiago Sá, alumnus da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), desenhou uma estrutura que promove a ligação com a natureza circundante e vai ativar novas atividades sociais para locais e turistas.

Concebido pela Sastudio, em colaboração com dois parceiros islandeses – Hjark e Landmotun –, o Parque Comunitário de Leiðarhöfði distribuir-se-á por um hectare de terreno. O projeto contempla um edifício polivalente de 500m2 que se eleva suavemente do solo e, simultaneamente, cria uma nova frente de rua, protege a nova praça dos ventos dominantes de Nordeste, enquanto maximiza a exposição solar.

A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.

O projeto foi assim pensado para criar um espaço versátil, capaz de acomodar vários tipos de eventos e se adaptar a múltiplos usos para a população e visitantes. Contempla, por isso, várias estruturas recreativas: parque infantil, redes, baloiços e equipamento de exercício, feitos a partir de material de pesca reciclado e madeira local. O novo cais prolonga o passeio sobre a água, oferecendo uma nova perspetiva da paisagem e um maior contacto com a natureza.

“Assumimos um risco ao desafiar o planeamento existente para habitação privada, considerámos o desejo da população por uma nova centralidade neste local único. Sugerimos e desenhámos um centro comunitário, um espaço social para todas as idades, que consiga acolher diversas funções e apoiar atividades ao ar livre“, explica Tiago Sá, fundador da Sastudio.

Este é o terceiro concurso em que os jovens portugueses são premiados na Islândia. O primeiro foi um jardim de infância cuja proposta foi adquirida pelo município de Reykjavik. O segundo foi um outro jardim de infância, em Garðabær, com início de obras previsto para este Verão.