Esta é a sexta edição do ENAA organizada pelo Centro de Astrofísica da U.Porto

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) recebe, desde ontem, 23 de setembro, a mais importante reunião anual da comunidade astronómica nacional – o Encontro Nacional de Astrofísica e Astronomia (ENAA),que completa, neste edição, vinte e dois anos de existência.

Nas duas últimas décadas, o ENAA tem reunido a comunidade astronómica nacional, de forma a partilhar e discutir os desenvolvimentos mais importantes nos vários tópicos da investigação em Astronomia realizada em Portugal. Estas reuniões anuais são compostas por várias sessões, sobre temas que dizem respeito aos objetivos estratégicos da comunidade astronómica portuguesa, como a participação de Portugal nas organizações internacionais (como o ESO e a ESA).

Apesar de estar vocacionado para a comunidade astronómica nacional, esta edição do ENAA contou com uma novidade: um dia aberto ao público. Durante o primeiro dia, os visitantes do Planetário do Porto tiveram a oportunidade de assistir às palestras “O Sol tranquilo?” e “Caçadores de Luz e de Trevas: Em busca das primeiras galáxias” e ainda de observar o Sol com telescópio.