Daniel Tani. astronauta da NASA, vai estar na Faculdade de Ciências no dia 8 de julho.

Daniel Tani, astronauta norte-americano da NASA, vai estar, no próximo dia 8 de julho, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), onde dará uma palestra intitulada “Living In Space”.

A palestra centrar-se-á na partilha de histórias, fotos e vídeos da sua estadia de quatro meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O astronauta irá ainda falar sobre o lançamento da nave espacial, a sua adaptação à gravidade zero, a realização de caminhadas espaciais e as operações robotizadas para construir e reparar a ISS. Para além de nos relatar o viver do dia a dia no laboratório em órbita, Daniel Tani irá compartilhar as suas experiências, perspectivas pessoais e observações sobre o nosso planeta.

Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), Dani Tani trabalhou após a universidade na Hughes Aircraft Corporation, como engenheiro projetista na área de comunicações e tecnologia espacial. Em 1996 foi selecionado pela NASA para o curso de astronauta, tendo-se qualificado como especialista de missão em 1998, altura em que assumiu diversas funções técnicas na agência espacial norte-americana até participar numa missão espacial.

Foi em dezembro de 2001 que Daniel Tani teve a oportunidade de fazer parte na missão STS-108 do vaivém espacial Endeavour, com uma duração total de 11 dias em órbita, ao longo dos quais este astronauta acumulou um total de quatro horas de atividades extra-veiculares no espaço. Neste voo, a Endeavour levou até à Estação Espacial Internacional os integrantes da Expedição 4 e regresso com os elementos da Expedição 3, tendo ainda transferido toneladas de equipamentos e suprimentos e instalou o módulo logístico multi-funcional Rafaello na estação espacial.

A palestra “Living In Space” é aberta ao público em geral, ainda que seja especialmente indicada para estudantes. Organizada pela FCUP, em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos da América, a sessão tem início às 10h00, no lugar no Anfiteatro 041 (Edifício Biologia, FC4) da FCUP (Rua do Campo Alegre).

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.