A Associação Europeia de Hematologia distinguiu recentemente um projeto sobre fibrose quística, liderado pela investigadora Ana Cordeiro Gomes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), com uma «Kick-off Grant», no valor de 50 mil euros.

Este financiamento tem a duração de um ano e destina-se a apoiar os investigadores na área da Hematologia em início de carreira permitindo-lhes “testar uma ideia de alto risco, mas potencialmente de alto impacto, que carece de dados preliminares sólidos e é, portanto, demasiado prematura para ser submetida a um financiamento regular”.

Denominado “Inflammabone”, o projeto liderado por Ana Cordeiro Gomes tem como objetivo compreender melhor a relação entre a infeção pulmonar e a perda de massa óssea nos pacientes com Fibrose Quística.

“A nossa hipótese é que mediadores imunes produzidos na resposta imunológica à infeção crónica alteram a formação das células do osso. Para tal, vamos usar células do sangue de pacientes com Fibrose Quística e estudar a sua capacidade de formação de células do osso”, explica a investigadora.

Desta forma, prossegue, “esperamos identificar moléculas e vias de sinalização celular que podem ser responsáveis pela perda de massa óssea durante a infeção pulmonar em pacientes com esta doença”. Este trabalho, sublinha Ana Cordeiro Gomes, “terá importantes implicações científicas, clínicas e de saúde pública porque a redução da massa óssea fragiliza muito a qualidade de vida dos pacientes com Fibrose Quística e acarreta elevados custos aos sistemas de saúde”.

Este financiamento da Associação Europeia de Hematologia vai permitir a Ana Cordeiro Gomes continuar a desenvolver a sua linha de investigação como Investigadora Júnior no grupo do i3S «Host Targets of Infection», liderado por Salomé Gomes. O trabalho será igualmente integrado na tese do Mestrado Integrado em Medicina que a investigadora está a desenvolver na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), sob orientação de Adelina Amorim, coordenadora do Centro de Referência de Fibrose Quística do Centro Hospitalar Universitário São João.