Henrique Moreira, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, será o novo presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) para o mandato de 2021.

Os novos órgãos sociais da AEFMUP tomaram posse no passado dia 11 de dezembro, na Aula Magna da instituição. A cerimónia contou com a presença do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Fernando Araújo, que endereçou uma mensagem em vídeo.

“Como sabemos, este ano trouxe desafios ímpares para todos, por isso, olhamos para o futuro e para as adversidades que nele residem como oportunidades para sermos agentes de mudança no nosso meio”, podia ler-se no manifesto de candidatura da lista vencedora, que adotou o mote “ao teu lado” ao longo da campanha.

“Reforçam-se os desafios e as exigências”

Encabeçando a única lista candidata (A), a equipa liderada por Henrique Moreira foi eleita com 229 votos a favor. Para este mandato, a nova direção, constituída por 43 estudantes do Mestrado em Medicina, assenta as suas prioridades de gestão nas áreas da Cultura, Formação, Mobilidade, Tecnologia, Desporto, Inovação, Pedagogia e Voluntariado.

“Representar os interesses dos nossos estudantes, refletir sobre os atuais desafios de uma educação médica de qualidade e garantir que a experiência universitária não se limita a um exercício académico” são os grandes objetivos para o próximo ano nas palavras do novo dirigente associativo.

Natural de Penafiel, Henrique Moreira desempenhou o cargo de vice-presidente externo na última direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina. Entre 2017 e 2019, o futuro médico integrou também as anteriores equipas enquanto membro do departamento Cultural Recreativo e do departamento de Inovação, Emprego e Empreendedorismo.

A cerimónia de tomada de posse contou ainda com as intervenções do vice-presidente da Federação Académica do Porto (FAP) e da vice-presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), João Silva e Inês Chico Viva, e de Nuno Ferreira e Henrique Moreira, presidente da direção cessante e atual presidente da AEFMUP.

Iniciativa solidária assinalou final do mandato anterior

Cheque no valor de mil euros foi entregue ao Centro Hospitalar Universitário de São João. (Foto: AEFMUP)

Durante as últimas semanas, os estudantes da FMUP trocaram a bata branca pelo equipamento de corrida e associaram-se à iniciativa solidária “1000 Km pelo CHUSJ”, promovida pela direção cessante da AEFMUP.

O objetivo, que também envolveu estudantes de outras faculdades, era simples: incentivar a prática desportiva ao ar livre e apoiar o CHUSJ ao doar um euro por cada quilómetro realizado.

Através das redes sociais, a comunidade académica deu conta dos quilómetros percorridos entre corridas ao ar livre ou em ginásio, caminhadas e passeios de bicicleta. Atingido o objetivo proposto inicialmente, a AEFMUP entregou o cheque no valor de mil euros ao presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo.