Margarida Duarte Albuquerque (ao centro na imagem), estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é a nova presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Os órgãos sociais da AEFMUP eleitos para o mandato 2022 tomaram posse no passado dia 7 de dezembro, na Aula Magna da instituição. A cerimónia contou com as presenças de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, e Dalila Veiga, em representação da Ordem dos Médicos.

Assente num “projeto intrépido, baseado na responsabilidade e experiência”, os novos membros da AEFMUP partem para este mandato com o desejo de “refletir sobre os atuais desafios do ensino médico e agir ao encontro dos interesses dos estudantes, acompanhando os ventos de mudança e orientando o leme para rumar a bom porto”, podia ler-se no manifesto de candidatura da lista vencedora.

“O presente espera-se de oportunidade”

Natural de Viseu, Margarida Duarte Albuquerque desempenhou o cargo de vice-presidente externa na última direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina. Encabeçando a única lista candidata (A), Margarida Albuquerque lidera agora uma equipa constituída por 39 estudantes “motivados e capacitados para responder a este desafio”.

Se o passado recente foi de incerteza, o presente espera-se de oportunidade para fazer mais, para ousar e fazer diferente. A hora é chave para estabelecer um regresso inovador, irreverente e pertinente”, referiu a estudante da FMUP durante o discurso de tomada de posse.

Sob o mote “agora”, adotado ao longo da campanha, a nova presidente realçou a importância de “conquistar esse agora para projetar o amanhã”, destacando as áreas essenciais de ação para o próximo mandato: pedagogia, cultura, desporto, tecnologia, inovação, mobilidade, ação social e sustentabilidade.

Para além de Margarida Duarte Albuquerque, o novo núcleo de gestão da AEFMUP inclui as estudantes Rita Lopes (tesoureira), Filipa Aparício e Rita Ribeiro, respetivamente, vice-presidente interna e externa, e o estudante Diogo Gonçalves Costa, que vai desempenhar o cargo de vice-presidente para a comunicação.

A cerimónia de tomada de posse contou ainda com as intervenções de Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), de Catarina Dourado, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), e de Henrique Moreira, presidente da direção cessante da AEFMUP.