Filipa Aparício, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é a nova presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Os órgãos sociais da AEFMUP eleitos para o mandato 2022/23 tomaram posse no passado dia 13 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Aula Magna.

Assente num “projeto arrojado e inovador, que se alicerça na experiência e na responsabilidade de o fazer cumprir”, os novos membros da AEFMUP partem para este mandato com o objetivo de ajudar a “construir um futuro cada vez mais promissor”, conforme é descrito no manifesto de candidatura.

Natural de Viseu, Filipa Aparício desempenhou o cargo de vice-presidente interna na última direção da AEFMUP. Encabeçando a única lista candidata (A), a futura médica lidera agora uma nova equipa constituída por 39 estudantes “ambiciosos e extremamente atentos a todos e quaisquer desafios”.

A partir do mote “acontecer”, adotado ao longo da campanha, os novos órgãos sociais realçam que “é hora de refletir, reformular, reconstruir e readaptar o momento ao contexto vigente”, destacando as áreas essenciais de ação para o próximo mandato: pedagogia, cultura, desporto, empreendedorismo, ciência, mobilidade, tecnologia e ação social.

A par da nova presidente, o núcleo de gestão da AEFMUP é constituído pelos estudantes Filipa Correia (tesoureira), Emília Pinho (vice-presidente externa), João Gonsalves ( vice-presidente interno) e Inês Sousa (vice-presidente para a Comunicação).

A cerimónia de tomada de posse contou ainda com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, Maria João Baptista (CHUSJ), Dalila Veiga (Ordem dos Médicos), Francisco Pêgo (Associação Nacional de Estudantes de Medicina), Ana Gabriela Cabilhas (Federação Académica do Porto), e Margarida Duarte Albuquerque, presidente cessante da AEFMUP.