A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP) está a promover uma campanha solidária durante o mês de novembro para apoiar várias instituições e associações de caráter social e solidário com sede na cidade do Porto. Os estudantes apelam à colaboração de todos no seio da comunidade académica através da entrega de bens e contribuições monetárias.

“Vivemos tempos difíceis e de grande incerteza por isso é urgente ajudarmos o máximo que pudermos. Esta é a nossa forma de atuar: trabalho e cooperação, ajudando quem mais precisa”, avança Rui Guerreiro, presidente da AEFEUP.

Com o intuito de apoiar quem mais precisa num contexto marcado pela pandemia, cada semana do mês será dedicada a uma das quatro entidades escolhidas para o efeito. A campanha arrancou a 2 de novembro com a ÂNIMAS (Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social), e incluiu um workshop de sensibilização e de recolha monetária no Auditório da AEFEUP.

Já a Associação de Moradores de Massarelos, com foco na intervenção social, habitacional e cultural, terá, de 8 a 12 de novembro, uma recolha de brinquedos, livros didáticos e bens direcionados à elaboração de trabalhos criativos para a criação de uma biblioteca e bebéteca.

A semana de 15 a 19 de novembro é dedicada a uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família – a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Norte). Os donativos em valores monetários destinam-se a programas de educação e de deteção precoce do cancro e ao apoio à formação e investigação em oncologia.

O “novembro solidário” termina com uma recolha de bens em prol da missão da associação Casa do Caminho: acolher, cuidar, proteger e dar carinho a crianças em situações de carência e perigo. A iniciativa decorre de 22 a 26 de novembro e visa angariar o máximo de bens direcionados ao cuidado diário de crianças, nomeadamente alimentos, produtos de higiene e de limpeza e produtos farmacêuticos.

O Banco de Voluntariado da AEFEUP é uma das várias iniciativas do Departamento de Ação Social e Bem-estar.

Promover o bem-estar na comunidade académica

Além da promoção de campanhas solidárias em parceria com associações externas, o Departamento de Ação Social e Bem-estar da AEFEUP foca-se no acompanhamento dos estudantes durante o seu percurso na instituição, atuando como agente facilitador nas dificuldades e promotor das suas valências enquanto estudantes e cidadãos.

“Queremos auxiliar os estudantes na sua passagem pelo Ensino Superior. Além disso, acreditamos e regemo-nos por valores de solidariedade e entreajuda, sendo elementos de elevada importância na formação de um estudante e na projeção do seu futuro profissional.”, avança Rui Guerreiro

Um dos objetivos passa pela abordagem a questões relacionadas com a saúde mental e problemas do foro psicológico dos estudantes através da disponibilização de ferramentas de adaptação e apoio. Algumas das iniciativas passam por palestras sobre saúde mental com profissionais da área acerca de temáticas que afetam o percurso e o rendimento académico, pela criação de uma linha de apoio anónima com contacto direto com uma psicóloga e de um evento online – as Mind Talks – que celebra o Dia Internacional da Saúde Mental com workshops dinâmicos.

Ainda no campo social e de integração, existem programas de apoio às artes, promoção do bem-estar (através de aulas online de yoga e pilates), atividades de integração para novos estudantes da FEUP, cabazes solidários, programas de apadrinhamento de animais e um banco de voluntariado.

Mais informações através do e-mail [email protected].