David Paula, estudante da licenciatura em Engenharia Física, é o novo presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) para o mandato de 2023.

A nova direção, eleita com 606 votos nas eleições realizadas a 14 e 15 de novembro, dará continuidade à anterior. David Paula sucede a Andreia Fonseca, que foi presidente da AEFCUP por dois anos consecutivos.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AEFCUP teve lugar no passado dia 9 de dezembro, no Auditório Ferreira da Silva. Na sessão estiveram presentes o Presidente do Conselho Pedagógico da FCUP, Joaquim Agostinho Moreira, a Presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas e o representante dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), Sotero Martins.

Marcaram igualmente presença o Vice Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Carlos Santos, vários representantes das várias associações de estudantes, antigos dirigentes da AEFCUP e diversos representantes dos núcleos estudantis e grupos académicos.

Nova Direção da AEFCUP. Da esquerda para a direita: Vice-Presidente externo – Bruno Cardoso; Vice-Presidente interno – José Novo; Presidente – David Paula; Tesoureira – Maria Luís Nogueira; Vice-Presidente Interno – Luís Tavares

Promoção da solidariedade e entreajuda

Uma das prioridades da nova direção da AEFCUP será a aproximação dos estudantes às empresas, através da retoma da Feira de Emprego. “Queremos fomentar o desenvolvimento de ferramentas e técnicas que lhes sejam benéficas durante o seu percurso académico e profissional, honrando desta forma o Ano Europeu das Competências declarado pela União Europeia, para 2023”, destaca David Paula.

O recém-empossado presidente da AEFCUP não esquece a atual conjuntura socioeconómica, provocada pela inflação galopante e pela guerra na Ucrânia. Neste contexto, pretende promover “cada vez mais” nos estudantes “características como a solidariedade e entreajuda, com a promoção do voluntariado, através do Grupo da Ação Voluntária da AEFCUP.”

Natural de Barcelos, David Paula começou o seu percurso na AEFCUP em 2020 como vogal do departamento do Emprego e Formação, passando, em dezembro de 2021, para Vice-presidente Interno.