Afonso Bernardo, estudante do 3.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura, é o novo Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (AEFAUP) para o mandato de 2021.

Os novos órgãos sociais da AEFAUP tomaram posse no passado dia 9 de julho, numa cerimónia online que contou com a presença do Director da FAUP, João Pedro Xavier, do Tesoureiro da FAP, Miguel Neves, da Presidente cessante da AEFAUP, Beatriz Rosendo, e do Presidente eleito, Afonso Bernardo.

Na sua intervenção, o presidente da AEFAUP sublinhou que partilha “hoje as crenças da equipa formada. Uma equipa que acredita numa escola que ouve os seus alunos e cresça com estes; numa faculdade que crie momentos de oportunidade para todos serem ouvidos. Apenas deste modo haverá um crescimento conjunto desta instituição que é o nosso futuro”. E salientou que acredita numa “faculdade em que o pensamento crítico, o diálogo e todos os espaços de discussão sejam vistos como pretexto para a formação de Arquitetos mas também de Pessoas, que se preocupam com o espaço e com a forma como este é vivido” e “no reconhecimento do arquiteto como parte de um todo maior e como elemento integrante de um diálogo que redefine os limites da Escola”.

Afonso Bernardo destacou ainda que fica assegurada a “continuidade da AEFAUP e dos projetos que queremos e temos para desenvolver” com a esperança que “a pandemia e a vacinação nos permita a realização de alguns convívios com o intuito de aproximar os docentes e os discentes de forma mais informal”.

A equipa eleita para a AEFAUP é composta por 42 elementos, e mantém a atual estrutura composta pelos departamentos de Política Educativa, Livraria, Desportivo, Editorial, Cultural, Comunicação, Relações Externas e Internacionais, Recreativo e Viagens.

Para estas eleições, que decorreram nos dias 28 e 29 de junho, votaram 101 estudantes, num universo de cerca de 1105 estudantes dos cursos do Mestrado Integrado em Arquitectura e Programa de Doutoramento em Arquitectura.