A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) promove, até ao próximo dia 30 de julho, a 17.ª edição do ciclo Cinema de Bairro, uma iniciativa que tem como objetivo aproximar a comunidade da FBAUP da população vizinha, através da sétima arte.

Com entrada livre e gratuita, as sete sessões agendadas decorrem aos sábados, de duas em duas semanas, sempre às 16h00, na Aula Magna da FBAUP.

Antes de cada exibição, um docente da FBAUP fará uma apresentação do filme, num registo informal. No final, os participantes terão ainda a oportunidade de visitar os jardins – autênticos museus ao ar livre – da faculdade.

Iniciado no passado dia 7 de maio, com a exibição de A Verdade Inacreditável, de Hal Hartley, o ciclo desde ano prossegue já este sábado, dia 21 de maio, com a apresentação da comédia dramática O Gosto dos Outros (2000), da realizadora francesa Agnès Jaoui.

Mas as pipocas não acabam aí… Até ao final de julho, passarão ainda pela sala de cinema da FBAUP os filmes Do Céu Caiu Uma Estrela, de Frank Capra (4 de junho), Sonatine, de Takeshi Kitano(18 de junho), Decameron, de Pier Paolo Pasolini (2 de julho), Yi yi, de Edward Yang(16 de julho) e O Homem Tranquilo, de John Ford (30 de julho).

A primeira edição do Cinema de Bairro decorreu em 2006 como uma forma de contrariar a tendência, na altura, do encerramento das salas de cinema no Porto.

De forma a acrescentar uma sala de cinema à cidade, a Faculdade de Belas Artes abriu as portas ao exterior e criou um lugar de cultura pelo cinema que, 16 anos depois, continua a acolher todos os interessados.