Duas árvores que integram o complexo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) foram recentemente classificadas como árvores de Interesse Público pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), por proposta da Câmara Municipal do Porto e  com o apoio da Universidade.

A classificação abrange a Fagus sylvatica — Faia Púrpura com mais de 100 anos localizada nos jardins da Casa Cor-de-Rosa, junto ao Pavilhão Carlos Ramos (na foto, em cima) – e teve em conta as suas “dimensões raras na cidade e uma arquitetura muito próxima da natural”.

O outro exemplar classificado trata-se de uma Cinnamomum camphora — Canforeira, situado junto à Via Panorâmica “Edgar Cardoso” -, considerada pela autarquia portuense como “um dos raros indivíduos desta espécie, existentes na cidade”, destacando-se pela sua disposição individual e porte.

A classificação das duas árvores teve em linha de conta o particular significado paisagístico e o caráter histórico inerente ao espaço – por ser “uma marca do passado da cidade do Porto de relevância nacional, no qual a expansão económica atraiu muitas famílias estrangeiras que construíram casas com espaços verdes onde dominava um espírito botânico colecionista”, sendo também uma “remanescência desse período áureo”, descreve o despacho do ICNF publicado no passado dia 14 de outubro, em Diário da República.

Árvores com proteção reforçada

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pode classificar como “de interesse público” as árvores que, pelo seu porte, estrutura, idade, raridade ou por motivos históricos ou culturais, se distingam de outros exemplares. A classificação atribui ao arvoredo um estatuto de proteção idêntico ao do património edificado classificado.

Com esta classificação, é igualmente estabelecida uma zona geral de proteção para cada exemplar, com um raio de 20 metros a contar da respetiva base, o que implica que qualquer intervenção na área ou nas árvores em si passa a carecer de autorização prévia do ICNF.

De igual modo, são proibidas quaisquer intervenções que possam destruir ou danificar as árvores classificadas.