O auditório da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto vai receber, no próximo dia 31 de maio, a partir das 18h00, a sessão de lançamento de A arte saiu à rua: a tutela jurídica dos graffiti, uma obra coordenada por Maria Regina Redinha e Maria Raquel Guimarães, com a chancela da Editora d’Ideias. O evento contará com a participação dos artistas Rafi die Erst, Godmess Miguel Januário, bem como diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais, Jorge Sobrado, e da Vice-Reitora para a Cultura da U.Porto, Fátima Vieira.

Que direitos tem a arte urbana?

Da Economia ao Direito e da Sociologia ao Marketing, da propriedade intelectual à criminologia e da publicidade à inclusão social, a prática do graffiti movimenta-se numa zona de contágios entre diferentes disciplinas e não se descobre numa única leitura ou uma só vista.

O que a sinopse deste livro nos diz é que embora possa ser interpretado “como um crime/acto ilícito”, o graffiti também já é “um enorme e plural movimento artístico a nível global”. Assistimos a um crescimento “exponencial desta forma de expressão nas últimas décadas” que nos colocou perante uma realidade: “depois de invadir as ruas das cidades por todo o mundo, entrou nas galerias de arte e os graffiters atingiram o estatuto de artistas”.

Nesta realidade, sempre em constante mudança, A arte saiu à rua: a tutela jurídica dos graffiti pretende, assim, “dar resposta a algumas indagações da street art em diversos campos do direito, não descurando a sua abordagem sociológica, cultural, criminológica e económica. Há direitos na arte urbana? Arte? Que arte? Quem tem direitos? A quem cabe a sua defesa?…

Quem vai debater o tema

A apresentação da obra ficará a cargo da Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto, Fátima Vieira, da cocoordenadora da obra, Maria Regina Redinha e da Diretora Editorial da Editora D’Ideias, Paula Valente.

Segue-se uma mesa redonda sobre o tema, que conta com a participação de Jorge Sobrado, Diretor do Museu da Cidade do Porto e das bibliotecas, dos artistas Rafi die Erst, Godmess e Miguel Januário, António Monteiro de Oliveira, do ISCAP/CEI, e Maria Raquel Guimarães, cocoordenadora da obra.

A sessão tem entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço.