Untitled-1O trabalho “Multiscale parameter tuning of a semantic relatedness algorithm”, da autoria dos investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, José Paulo Leal e Teresa Costa, vai receber o prémio de melhor artigo durante a conferência SLATE’14 – Symposium on Languages, Applications and Technologies, que decorre em 19 e 20 de julho em Bragança.

O trabalho distinguido insere-se numa linha de investigação que tem por objetivo estimar o grau de relacionamentos entre conceitos a partir da informação disponível em grafos semânticos. “Como tal, foi previamente definida uma família de medidas semânticas ajustável a diferentes grafos mediante um conjunto de parâmetros. Este trabalho propõe uma nova forma de definir esses parâmetros com o objetivo de otimizar a qualidade da medida semântica”, explica José Paulo Leal.

“Os resultados obtidos durante a validação com a WordNet 2.0 são bastante promissores, já que são melhores que os existentes na literatura para as mesmas condições de experimentação”, acrescenta o investigador do CRAC,S que também é Professor Assistente na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Este trabalho abre, assim, portas à extensão desta abordagem a grafos semânticos de grandes dimensões, como a DBPedia, que expõe os dados estruturados da Wikipedia, ou o Freebase, o grafo semântico disponibilizado pela Google. O artigo será agora compilado na revista Computer Science and Information Systems.

O SLATE’14 é um simpósio internacional que reúne investigadores na área de linguagens de programação.