O artigo intitulado Extending the Theory of Planned Behaviour to understand the effects of barriers towards sustainable fashion consumption, da autoria de Amélia Brandão e Ana Gonçalves da Costa, respetivamente professora e antiga estudante do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi distinguido com o Emerald Literati Award 2022 – Outstanding Paper, atribuído pela prestigiada editora Emerald Publishing.

O Emerald Literati Award é um galardão que reconhece anualmente os autores dos melhores artigos publicados nas diferentes revistas e publicações científicas da Emerald Publishing.

Os trabalhos são avaliados de acordo com critérios como o impacto da investigação, rigor científico, relevância para a prática e investigação futura, apresentação e estrutura.

No artigo agora premiado, publicado em fevereiro de 2021 na revista European Business Review, as duas investigadoras da FEP mediram e avaliaram a importância de algumas das principais barreiras ao consumo de moda sustentável (SFC), nomeadamente a sensibilidade aos preços, a disponibilidade e o ceticismo. Para tal, basearam-se nos resultados de um inquérito realizado a 669 consumidores da Europa, Ásia e América do Norte.

Sobre as autoras

Amélia Brandão é Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da U.Porto, instituição onde se doutorou em Ciências Empresariais, com especialização em Gestão de Marcas. Atualmente, é diretora do Mestrado em Gestão de Serviços na FEP e Diretora do Programa de Pós-Graduação da Porto Business School, a escola de negócios da U.Porto. É também investigadora do cefUP | Centro de Economia e Finanças da U.Porto.

Licenciada em Gestão pela Universidade de Aveiro, Ana Gonçalves Costa concluiu o Mestrado em Gestão da FEP em 2020. Atualmente, é Commercial Product Manager na Salsa Jeans.