Depois de uma primeira semana bem preenchida, as Noites no Pátio do Museu regressam de 13 a 18 de julho, ao pátio do Polo Central (à Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) com mais um conjunto de eventos ao ar livre e abertos a toda a população. Sempre a partir das 21h00, em plena segurança e com entrada gratuita (mediante inscrição prévia).

O novo “capítulo” das noites culturais da U.Porto arranca na terça feira, dia 13 de julho, altura em que os participantes serão desafiados a pensar sobre: O que é um filme sobre arte? Será sempre um convite, através de uma forma de arte que é o cinema, a descobrir a obra de outro artista. Ou seja, é olhar para uma forma de arte através de outra. Quem estende o convite é Isabel Lopes Gomes, através de Manuel Casimiro: Pintar a Ideia.

Este documentário pretende acrescentar uma interpretação da obra do artista que abrange áreas tão diversas como a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema, o design a escrita. Manuel Casimiro, filho de Manoel de Oliveira, está representado em várias coleções de particulares e de museus nacionais e estrangeiros. Após a exibição, haverá uma conversa entre a realizadora Isabel Lopes Gomes e o artista, moderada pela investigadora de estudos artísticos Maria de Fátima Lambert.

Será ainda apresentada uma maqueta em madeira, executada por Álvaro Negrello, representativa de um escultura em bronze polido, de Manuel Casimiro, que esteve em exposição na Praça de Parada Leitão. A obra será acompanhada de uma folha de sala com texto do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Maqueta em madeira, de Álvaro Negrello, representativa de uma obra de Manuel Casimiro. (Foto: DR)

Na noite de 14 de julho, damos Voz aos Objetos. Durante todo este ciclo, os curadores do MHNC-UP vão revelar histórias que estão por trás de alguns dos mais simbólicos objetos do museu.

Para esta sessão  teremos não um, mas uma coleção dos famosos colibris do Museu! De onde vem? Já ouviu falar de José Braga Júnior? Vamos ficar a saber algumas curiosidades sobre a vida e obra do proprietário original e da casa onde esta coleção esteve inicialmente exposta.

Com toda a sua diversidade de bicos, plumagens, cores e formas, qual é a relevância dos colibris para os estudos evolutivos? Ricardo Jorge Lopes, curador de aves do MHNC-UP e investigador do CIBIO-InBIO tem muito que contar.

Coleção de Colibris do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto. (Foto: MHNC-UP)

Conhece o projeto Grutera? É sobre ele que a escritora e investigadora Paula Guerra , da Faculdade de Letras (FLUP), vai estar à conversa, na noite de dia 15 de julho. Guilherme Efe começou a tocar em bandas de metal, mas descobriu que tocar guitarra clássica, à sua maneira, pouco ortodoxa, é a coisa mais simples e fácil que já alguma vez aprendeu a fazer.  E foi este o caminho que encontrou e decidiu explorar. Faz música que o emocione e que, espera, possa melhorar, nem que seja por alguns minutos, a vida de alguém que a ouça.

Sábado, dia 17 de julho, as Novas viagens philosophicas levam-nos ao encontro dos Crocodilos do Deserto. Sabia que há um grupo de cientistas a investigar os crocodilos isolados nos oásis montanhosos do deserto do Saara, na Mauritânia? Esta é a série documental que lhe revela este tipo de segredos! Neste episódio, ficamos a conhecer melhor o trabalho do biólogo e investigador do CIBIO-InBIO José Carlos Brito.

Finalmente, no domingo, 18 de julho, é dia de…. Irmos ao Teatro, claro. #a_Live, criação de Gil Monteverde, é a proposta do Teatro Universitário do Porto (TUP).  O ciclo Riscar pretende derrubar fronteiras e ultrapassar convenções. Reorganizar-se para fora do quotidiano. Transgredir valores impostos e reconstruir o vocabulário dos nossos dias. Quer arriscar?

“Os Crocodilos do Deserto” vão estar em destaque no próximo capítulos das Novas viagens philosophicas. (Foto: DR)

Iniciada no passado dia 6 de julho, a mais recente edição das Noites no Pátio do Museu vai prolongar-se até agosto com mais de 20 sessões de poesia, performance, música, cinema, debate, entre outras propostas (confira a programação completa). As sessões decorrem de terça a quinta-feira e ao fim-de-semana, sempre a partir das 21h00.

O programa completo pode ser consultado  aqui.

A entrada para todos os eventos é livre, mas sempre sujeita a marcação prévia no portal Eventbrite.