De 12 de janeiro a 1 de fevereiro, estará patente no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) uma exposição que junta ciência e arte, denominada «When Microbes Dream» (Quando os micróbios sonham).

Concebida pela canadiana Jennifer Willet e produzida pelo IOTA Institute, em parceria com o INCUBATOR Art Lab e o i3S, «When Microbes Dream» apresenta uma ficção científica feminista em que a biotecnologia demonstra a colaboração entre espécies, a reprodução, o teatro e a narração de histórias como meios de reimaginar o nosso futuro biotecnológico. Com esta exposição, a bioartista reimagina a estética laboratorial como algo abundante, feminino e espalhafatoso, em contradição direta às normas científicas.

Entre as obras que Jennifer Willet apresenta nesta exposição incluem-se espécimes vivos em conjunto com esculturas performativas, instalações de grande escala e uma série de impressões digitais. Cada obra apresenta uma visão complexa de organismos grandes e pequenos (mamíferos, micróbios, plantas e insetos) que trabalham em colaboração para apresentar processos biotecnológicos ao público humano. As instalações incluem uma janela mural personalizada com algas vivas, um teatro de bonecos que exibe pratos de petri e protocolos biotecnológicos e fotografias de bactérias geneticamente modificadas em vinhetas imaginárias.

Este trabalho desprioriza o cientista humano enquanto organismo dominante que trabalha dentro da ecologia robusta de um laboratório. Pelo contrário, apresenta os devaneios dos organismos não humanos que vivem, reproduzem-se, atuam e morrem dentro de ambientes laboratoriais.

(Foto: DR)

«When Microbes Dream» teve a sua estreia em outubro de 2021 na Kapelica Gallery (Ljubljana, Eslovénia) e seguiu depois para a Ectopia (Lisboa), em setembro de 2022. O circuito europeu termina com a chegada da exposição ao i3S.

A exposição será inaugurada às 17h00 do dia 12 de janeiro, numa sessão que contará com a presença da artista. Com entrada gratuita e para todas as idades, «When Microbes Dream» vai abrir ao público, diariamente, entre as 10h00 e as 19h00.

Sobre Jennifer Willet

Jennifer Willet é uma artista internacionalmente reconhecida no emergente campo da bioarte. A artista foca-se na interseção de arte e ciência ao explorar noções de representação, do corpo, ecologias e as inter-relações interespécies em biotecnologia.

A sua atividade artística abrange a performance, instalações, fotografia e escultura, baseadas em práticas sociais e artes comunitárias, bem como em filosofia da ciência, estudos científicos e tecnológicos, adjuvados por protocolos e formas de vida das ciências biológicas.