Inês Moreira, docente da FBAUP, constitui com João Paulo Rapagão a equipa de comissários do Open House Porto.

Durante o fim-de-semana de 30 de junho e 1 de julho, 65 espaços arquitetónicos da Área Metropolitana do Porto habitualmente vedados ao público vão estar de portas abertas ao público para aquela que será a quarta edição do Open House Porto.

Inês Moreira, Professora Auxiliar Convidada na FBAUP e arquiteta formada na FAUP, foi uma das duas pessoas responsáveis pela seleção dos 65 espaços disponíveis na edição deste ano. A par de João Paulo Rapagão, docente da Universidade Lusíada e autor do “Guia de Arquitetura do Porto 1942/2017”, Inês Moreira serve como comissária desta edição.

Como se pode ler no texto curatorial assinado pelos dois comissários, a Open House Porto 2018 será dedicada a “arquiteturas de utilização industrial e para aquelas de sustentação das suas atividades, sejam de produção ou de habitação, mas também de vocação institucional, seja social ou cultural, numa demonstração clara de que as cidades que herdámos souberam assimilar e conciliar a indústria com os diversos usos que as estimulam e mobilizam”.

O edifício do i3S, projetado por João Pedro Serôdio (Serôdio Furtado & Associados) é um dos espaços da U.Porto que poderá ser visitado durante o Open House 2018. (Foto: Luís Ferreira Alves)

Nas palavras de Inês Moreira, este é um projeto “em que a investigação académica prévia alimenta a seleção e os critérios de seleção das obras”. “A seleção foca questões dos espaços e arquiteturas industriais, seja na sua patrimonialização, na reconversão, ou nas instituições que nasceram na cidade com a industrialização”, explica a docente da FBAUP.

Entre os espaços selecionados para integrar a edição 2018 do Open House estão alguns dos edifícios da Universidade do Porto, nomeadamente o Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina, a Faculdade de Belas Artes e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

Organizada pela Casa da Arquitetura, com a parceria estratégica das Câmara Municipais do Porto, de Vila Nova de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto é uma oportunidade única para se descobrir e usufruir de locais singulares através de um extenso programa de visitas, totalmente gratuitas.

À disposição do público está um roteiro de visitas que podem ser feitas sem marcação ao longo de todo o fim-de-semana. As visitas podem ser livres, acompanhadas pelos voluntários Open House ou comentada pelo autor do próprio projeto ou de um especialista convidado. Visite o site Open House Porto para mais informações.