É sob o lema Arquitetura: a Filosofia e as Ciências que se desenvolve, nos próximos dias 15 e 16 de novembro, o programa de conferências e palestras Autofocus Blended Leaning eSeminars, resultado de uma parceria entre o Mind Language Action Research Group do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP), o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (CEAU/FAUP) e o Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design/GI da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada –Norte/Porto.

A primeira conferência arranca às 9h30 da manhã de dia 15, segunda-feira, na Reitoria da U.Porto, e tem como convidado especial e conferencista principal Michael Arbib, da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA).

Nesta sessão, o neurocientista norte-americano vai apresentar o seu último livro, intitulado When Brains Meet Buildings (2021). A conferência contará também com a presença da vice-reitora da U.Porto para a área da Cultura Fátima Vieira. Da parte da tarde, Michael Arbib estará na FAUP para proferir uma palestra que irá desenvolver o tema central do livro: Neuromorphic Architecture.

Na terça-feira, dia 16, o evento “muda-se” para a Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte-Porto. Durante a manhã, serão debatidas questões relacionadas com Architecture & Neuroscience: an overview. Para a parte da tarde, está prevista nova palestra de Michael Arbib, intitulada Memory and Imagination: Towards: Towards a Cognitive Neuroscience of the Architectural Design, a que se seguirá um período de debate com os investigadores.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. As sessões ao vivo serão transmitidas via streaming, gravadas e posteriormente editadas, bem como disponibilizadas brevemente, e em acesso aberto, na plataforma digital ABLeS INTERSECTIONS.