A aplicação meuparlamento.pt, desenvolvida por Arian Pasquali e Nuno Moniz, ambos investigadores do INESC TEC e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e por Tomás Amaro, engenheiro de software na Hostelworld, está entre os 40 vencedores dos World Summit Awards (WSA), competição internacional que distingue projetos que promovem a inovação digital a nível local.

O meuParlamento.pt é uma aplicação móvel que simula o plenário da Assembleia da República, permitindo que os cidadãos conheçam e votem as propostas legislativas apresentadas no Parlamento Português desde 2011. A app está disponível de forma gratuita na App Store e na Google Play.

“Depois de ter sido distinguido a nível nacional ao vencer o prémio Arquivo.pt 2019, estar entre os vencedores do WSA19 é obter o reconhecimento que o meuParlamento.pt é também uma iniciativa com impacto internacional”, afirma Nuno Moniz.

A app “made in Portugal” , foi premiada na categoria “Governo e Envolvimento dos Cidadãos”. Na mesma categoria, foram ainda distinguidos os projetos GIVE.ASIA, da Coreia do Sul, CitizenLab, da Bélgica, Terridata, da Colômbia, e a rede australiana Communiteer.

Em prol do conhecimento e da sustentabilidade

De acordo com júri dos World Summit Awards, “os vencedores de 2019 mostram que as soluções digitais orientadas a conteúdo apoiam decisivamente a transformação na sociedade do conhecimento e também ajudam a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São a prova da diversidade e riqueza das soluções de conteúdo digital que existem globalmente.”

No total, a edição deste ano da competição premiou 40 projetos provenientes de 25 países, a partir de 400 nomeações de 182 países participantes.

Para além da categoria em que o meuParlamento.pt se destacou, foram também premiados projetos nas categorias “Saúde e Bem-estar”, “Aprender e Educação”, “Ambiente e Energia Verde”, “Cultura e Turismo”, “Urbanização Inteligente”, “Negócio e Comércio”, “Inclusão e Empoderamento” e “Jovens Inovadores WSA 2019”.

Os prémios foram entregues durante o congresso dos WSA, que decorreu entre 9 e 11 de março, em Viena.