Numa altura em que a grande maioria dos estudantes da Universidade do Porto se encontram ainda “confinados” às suas casas, o Parque da Quinta de Lamas e os jardins da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) conhecem por estes dias uma nova vida. E tudo por “culpa” das sessões de atividade física do Programa UPFit Outdoor, uma iniciativa do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) que, ao longo das últimas semanas, vem transformando aqueles dois espaços da U.Porto em autênticos “ginásios” ao ar livre.

Iniciadas na segunda semana de maio, estas aulas presenciais – que decorrem em paralelo com o programa UPFit em Casa – têm como objetivo ajudar os participantes a manter o corpo e a mente em forma. Não faltam por isso os agachamentos, saltos, abdominais, “castigos” a subir e descer escadas, mas também sessões de Yoga e momentos de relaxamento, sempre liderados por técnicos especializados do CDUP-UP.

Mas, em tempos de pandemia, todos os cuidados são poucos. Por isso, mesmo, cada sessão está limitada a grupos de 5 pessoas, de forma a cumprir todas as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Ainda assim, não faltam opções para manter a forma na companhia da U.Porto. Só para a semana de 25 a 30 de maio, estão agendadas 20 aulas ao ar livre, a decorrer diariamente nos espaços referidos (ver calendário abaixo). O ponto de encontro para as sessões no Parque da Quinta de Lamas é o pavilhão Luís Falcão. Já os “treinos” dos jardins da FCUP arrancam da cantina da FCUP. Os participantes deverão trazer toalha e uma garrafa de água para se manterem hidratados.

As sessões são abertas a toda a comunidade, e gratuitas para membros UPFit. Caso ainda não seja membro UPFit, basta efetuar a inscrição no programa para usufruir dos serviços do CDUP-UP.

As inscrições nas sessões UPFit Outdoor, que tendem a esgotar rapidamente, podem ser feitas no site do CDUP-UP.

Image of UPFit Outdoor com muitas novidades