Há muitos “futurismos” que sugerem uma educação sem escolas, baseada nas imensas possibilidades das tecnologias e da inteligência artificial. Estes “futurismos” ganharam força com a pandemia e as diferentes formas de isolamento a que temos estado sujeitos. Mas a educação não se faz em “confinamento”, exige sempre uma relação, um encontro, um trabalho conjunto. Não é o momento de anunciar a “morte da escola”, mas antes de a inventar de novo. Como?

É esse “exercício” que António Sampaio da Nóvoa, Professor Catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, vai conduzir no próximo dia 17 de março, a partir das 18h00,  no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), na qualidade de orador principal da 6.ª sessão das Creativity Talks, promovidas pelo  Departamento de Engenharia Informática da FEUP.

Doutor em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, António Sampaio da Nóvoa foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. Foi também Embaixador de Portugal junto da UNESCO entre 2018 e 2021.

A moderação da sessão ficará a cargo de Amélia Lopes, Professora Catedrática e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP).

Sobre as Creativity Talks

As CreativityTalks são um fórum sobre processos multidisciplinares de pensamento criativo, com vista à inovação e a novas metodologias pedagógicas. Do que se trata quando falamos em criatividade? Como é que a criatividade influencia a ciência e vice-versa? Porque é que a arte é tão importante para a criatividade? Até que ponto as tecnologias digitais potenciam ou ameaçam o nosso processo criativo?

Na organização destas conferências participam ainda a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), a Faculdade de Letras (FLUP), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Casa Comum/Reitoria.

Dirigidas a toda a comunidade académica, instituições de investigação, organizações públicas e empresas, as “Creativity Talks” requerem uma inscrição gratuita aqui (lugares disponíveis à lotação da sala pela ordem de registo). Quem não conseguir comparecer presencialmente na sessão, pode assistir aqui.