O antigo presidente da Mota-Engil SGPS, António Mota, é o vencedor da 5.ª edição do Prémio Carreira FEUP, galardão entregue anualmente a um diplomado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que se destaque pelo seu percurso profissional e pelos contributos para a consolidação da imagem da instituição enquanto escola de referência na área da Engenharia.

Considerado o líder e promotor de uma estratégia de internacionalização que elevou a Mota-Engil de referência nacional a uma das 25 maiores construtoras europeias, António Mota desempenhou funções executivas no grupo até janeiro de 2023.

“Agradeço de forma reconhecida à FEUP por este Prémio. É para mim uma honra ter sido aluno desta casa, onde tive o privilégio de ter tido tantos e tão bons Professores. A eles muito devo pela formação que foi fundamental na aplicação prática ao longo da vida”, enalteceu António Mota, que sucede a Carlos Moreira da Silva (2021), João Serrenho (2020), António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018), como vencedor do Prémio Carreira FEUP.

O premiado deste ano destaca ainda todos os quadros que colaboraram com a Mota-Engil ao longo de 47 anos da empresa e que saíram da FEUP: “Sem essa escola, sem os seus professores e sem os alunos do passado e do presente, a empresa que dirigi durante os últimos 30 anos não teria chegado onde chegou, tornando-se um espaço para carreiras internacionais de muitos colegas Engenheiros que têm colocado a Engenharia Portuguesa como referência Mundial”.

O percurso de António Mota

Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, António Mota iniciou a sua carreira como estagiário na Mota & Companhia, passando por vários departamentos operacionais da empresa.

Em 1981, assume a Direcção-Geral da Mota & Companhia e, entre 1987 e agosto de 1995, assume o cargo de Vice-Presidente Executivo, sendo posteriormente nomeado em 1995 Presidente da Sociedade.

Após ter concretizado com sucesso entre 1999 e o ano 2000 a aquisição da Engil e a sua fusão com a Mota & Companhia – operação ainda hoje considerada um exemplo e da qual resultou um Grupo empresarial líder no setor da Engenharia e Construção em Portugal – tornou-se Presidente da Mota-Engil, SGPS, a Holding do Grupo resultante da fusão.

Foi distinguido em 2003 pelo Presidente Jorge Sampaio com a Comenda de Mérito Industrial. Em 2012~, foi a vez da Câmara Municipal do Porto atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

Na qualidade de membro de diversas organizações empresariais e académicas, António Mota tem centrando a sua participação cívica e de filantropia em ações de responsabilidade social com destaque para a Fundação Manuel António da Mota, onde se destaca o lançamento do Prémio Manuel António da Mota, em 2010.

Sobre o Grupo Mota-Engil

Fundado em 1946, a Mota-Engil é hoje uma multinacional com operações centradas na construção e gestão de infraestruturas nos segmentos de Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços, Concessões de Transportes e Energia.

Líder em Portugal e com uma posição consolidada no ranking das 30 maiores construtoras europeias, o Grupo opera em 24 países, em três áreas geográficas diferentes: Europa, África e América Latina.

Com mais de 38 500 empregados e um volume de negócios de 3.804 milhões de euros em 2022, a Mota-Engil desenvolve as suas atividades apoiada numa visão estratégica de futuro: o objetivo é continuar a campanha de internacionalização do grupo, apostando na inovação, na sustentabilidade para ser competitivo a uma escala global.