António Manuel Fonseca tomou posse esta terça-feira, 5 de julho, como Diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) para o quadriénio 2022-2026.

A cerimónia, presidida por António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, decorreu na Reitoria e contou com a presença de elementos da equipa reitoral, do Administrador da Universidade, do recém-nomeado Diretor dos Serviços de Ação Social da U.Porto, para além de vários docentes e técnicos da FADEUP.

António de Sousa Pereira e António Manuel Fonseca assinam o termo de posse do reeleito Diretor da FADEUP.

Após a assinatura do termo de posse, o reeleito Diretor da FADEUP dirigiu-se aos presentes começando por aludir à “situação delicada” que o mundo atravessa e à qual as instituições não são alheias, afirmando de seguida contar com o apoio da U.Porto neste novo mandato, nomeadamente nas questões de natureza económica e financeira.

Preparação e Renovação são as palavras-chave do novo mandato de António Manuel Fonseca, que continuou a sua intervenção mencionando a necessidade de “assegurar a transição para uma nova geração” do pessoal docente e técnico da FADEUP, num momento em que os recursos humanos da instituição apresentam uma percentagem superior a 40% de pessoas com 60 ou mais anos de idade. “Preparar a Escola para uma renovação profunda” é um dos grandes objetivos para os próximos quatro anos, situação para a qual o professor catedrático assegura que “estamos cá para trabalhar…”, afirmação com que concluiu a sua intervenção.

Com o mandato diretivo que agora se inicia, entra em funções o novo Conselho Executivo da FADEUP, que, para além do Diretor, é constituído pelos docentes José Oliveira (Presidente do Conselho Científico), Olga Vasconcelos (Presidente do Conselho Pedagógico), Paula Silva e Rui Corredeira (vogais).

O novo Conselho Diretivo da Faculdade de Desporto da U.Porto.

Sobre António Manuel Fonseca

António Manuel Fonseca foi reeleito Diretor da FADEUP pelo Conselho de Representantes da instituição, função para o qual foi eleito pela primeira vez em 2018, tendo desempenhado o cargo interinamente nos dois anos anteriores. Tem 58 anos de idade e é Professor Catedrático da FADEUP, na qual assume ainda a Direção do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto, além da Coordenação do Gabinete de Psicologia do Desporto.

Paralelamente à sua atividade na Faculdade de Desporto, é Adjunct Professor da University of Northern Colorado (EUA), tendo ainda lecionado cursos de graduação e pós-graduação em universidades de vários países, nomeadamente Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Chile, Espanha, EUA e Inglaterra.

Coordenou e participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor de cerca de duas centenas de artigos científicos, capítulos ou livros publicados em diversos países.

É um ex-futebolista e foi membro da equipa técnica de vários clubes profissionais. Foi ainda consultor de atletas, treinadores, equipas e seleções de várias modalidades.