O médico pediatra António Guerra, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, vai ser distinguido com o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, o Prémio Carreira SPP “destina-se a distinguir pediatras membros da sociedade como reconhecimento pelo elevado mérito das suas atividades na prática clínica, no ensino e formação, na investigação, ou em qualquer combinação das mesmas na área da pediatria”.

“A minha reação foi de surpresa. Nunca fiz nada de especial para além de quatro décadas de dedicação à Pediatria. O meu contributo é apenas uma pequena gota, embora muitas pequenas gotas signifiquem muito”, reage o homenageado.

Com 44 anos de serviço, António Guerra faz um balanço muito positivo da sua carreira profissional. “Lidar com as crianças é sempre gratificante. Optei por uma área do saber médico que é fundamental e que evoluiu muito nestas décadas”, acrescenta.

As crianças continuam a ser a sua prioridade e o facto de estar perto da reforma não significa que vá desligar da sua atividade completamente. “Irei continuar a colaborar com os colegas e a apoiar colegas em projetos de investigação e doutoramento”, promete o docente e investigador da U.Porto. o homenageado.

Sobre António Guerra

António José Mónica da Silva Guerra nasceu em 1952, em Moçambique. Foi ainda em Lourenço Marques que iniciou o curso de Medicina, que viria a concluir na FMUP, em julho de 1975. Fez a especialidade em Pediatria no (então) Hospital de São João e o doutoramento em Pediatria pela FMUP, onde é atualmente Professor Associado com Agregação.

Em paralelo com a carreira académica, é investigador integrado do CINTESIS, membro da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente da Direção-Geral da Saúde, e Assistente Hospitalar Graduado Sénior no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. Entre 2010 e 2013, ocupou o cargo de presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

A cerimónia de entrega do galardão acontecerá no próximo dia 15 de novembro, a partir das 14h00, no Centro de Congressos do Estoril, durante a edição deste ano do Congresso Nacional de Pediatria.