AntónioDamásio300x200

António Damásio (Foto: Suzie Katz / Flickr).

*Inscrições encerradas a 25 de junho, por limitação dos lugares disponíveis.

Às 18 horas do dia 1 de julho, a Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira) vai receber o neurocientista português António Damásio, diretor do Brain and Creativity Institute da University of South California, para uma conferência intitulada “New Perspectives on Human Nature from Neurobiology: Feelings, Decisions and Automation”.

Iniciativa da SONAE em parceria com a Universidade do Porto, a conferência tem entrada livre para todo o público, sujeita a inscrição prévia – encerradas a 25 de junho por ter sido atingido o limite dos lugares disponíveis. A conferência será proferida em Inglês.

António Damásio é um dos mais internacionalmente reconhecidos investigadores portugueses e um dos mais notáveis neurocientistas do mundo. Radicado nos EUA desde 1975, depois de ter completado o doutoramento na Universidade de Lisboa, António Damásio desenvolveu toda a sua carreira científica em universidades norte-americanas.

Especializando-se no campo da neurobiologia, o seu trabalho ganhou notoriedade pública mundial após o lançamento, em 1994, do seu primeiro livro, intitulado “O Erro de Descartes”. Ao abordar a temática das emoções e sentimentos ligados a todos os processos cognitivos, a obra acabaria por ser considerada um dos mais influentes livros da década de 90, recolhendo vários prémios internacionais.

O trabalho de António Damásio foi já também reconhecido com diversos prémios, entre eles o Prémio Pessoa (1992), o Signoret Prize in Cognitive Neuroscience (2003), o Prémio Príncipe das Astúrias (2004) ou o Prémio Honda (2010), muitos dos quais recebidos conjuntamente com a sua esposa e companheira de trabalho, Hanna Damásio. António e Hanna Damásio foram ainda condecorados pelo Presidente da República com o título de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal em 1995.

Atualmente, António Damásio tem o título de David Dornsife Professor of Neuroscience da University of South California, onde lidera o USC Brain and Creativity Institute, um centro de investigação fundado por António e Hanna Damásio que se dedica ao estudo do funcionamento do cérebro humano, nomeadamente sobre a base neurológica para uma grande variedade de funções mentais, das emoções às tomadas de decisão.