Fernanda Ribeiro e Paulo Catarino vão dar o seu testemunho sobre metodologia de treino, nutrição, técnicas de recuperação e a prevenção de lesões. (Foto: DR)

As lesões mais frequentes em competição, a partilha de conhecimentos com profissionais e o testemunho de atletas de renome. São estes alguns dos tópicos a serem abordados na quinta edição do Curso de Medicina Desportiva, a decorrer no próximo dia 27 de abril, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Considerada uma das maiores referências portuguesas no atletismo, Fernanda Ribeiro (medalha de ouro na prova dos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta) é uma das convidadas a integrar o Painel Olímpico, numa sessão onde se falará da preparação dos atletas. Paulo Catarino, maratonista que participou nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, é outro dos convidados. Adicionalmente, Vítor Teixeira, nutricionista do Futebol Clube do Porto, trará a discussão de um tema tão atual como a suplementação no atleta.

Os mais de 350 participantes esperados, entre estudantes e profissionais das áreas da Medicina e do Desporto, vão ter a possibilidade de assistir a um conjunto de sessões plenárias. Na presença de profissionais reconhecidos a nível nacional e internacional, irão ser discutidas as lesões mais conhecidas de cada grupo musculoesquelético individual, recorrendo a alguns dos casos mais recentes do panorama desportivo.

A quinta edição do curso tem ainda prevista uma exposição paralela de Posters Científicos, que serão avaliados por um júri, com direito a apresentação do vencedor. Os participantes terão também a possibilidade de participar em diferentes workshops, tendo a oportunidade de experienciar em primeira mão técnicas médicas e cirúrgicas.

Curso de Medicina Desportiva resulta de uma parceria entre o professor João Torres e a Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP).