Feyo e Azevedo foi Diretor da FEUP (2010-2014) e Reitor da Universidade do Porto (2014-2018). (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O antigo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, foi distinguido este sábado com a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros (OE), “em reconhecimento pelo elevado mérito demonstrado no exercício da profissão ao longo da sua diversificada carreira como Engenheiro, Professor e como alto dirigente da OE”.

Licenciado em Engenharia Química pela FEUP (1973) e doutorado na mesma área pela Universidade do País de Gales (1982), Sebastião Feyo de Azevedo é Professor Catedrático da Universidade do Porto e investigador do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da FEUP.

No âmbito da sua atividade profissional como professor da FEUP, foi Diretor Nacional do Instituto de Sistemas e Robótica (1997-2004), Diretor do departamento de engenharia química (2001-2010), Diretor de cursos de licenciatura e de mestrado (2001-2007), Diretor de Programa Doutoral (2011-2014) e Diretor da Faculdade (2010-2014). Foi Reitor da Universidade do Porto entre junho de 2014 e junho de 2018.

Em paralelo com a atividade ligada à FEUP, desempenhou cargos de relevo em diversos organismos académicos, científicos e profissionais, a nível nacional e internacional. Membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e membro da Academia de Engenharia, é também Membro “ING-PAED IGIP – International Engineering Educator” do IGIP – Internationale Gesellschaft für Ingenieurpädagogik.

Na Ordem dos Engenheiros, integrou o Conselho de Admissão e Qualificação durante três mandatos e subsequentemente seu Vice-Presidente Nacional entre 2004 e 2010, num total de 15 anos de atividade. Em representação da OE, participou nas atividades da FEANI – Fédération Européenne d’Associations Nationales d’Ingénieurs, foi Membro do Conselho Administrativo e Vice-Presidente da ENAEE – European Network for Accreditation of Engineering Education, entre 2009  e 2012, e Presidente para 2007-2010 do Grupo Europeu em Educação em Engenharia Química, da Federação Europeia de Engenharia Química. Colaborou ativamente na preparação dos padrões do sistema de acreditação europeu EUR-ACE, . foi coautor do sistema de qualidade da Ordem dos Engenheiros OE+EUR-ACE, publicado em 2009, e coautor das Recomendações Europeias sobre a formação superior em engenharia química.

Com a Administração foi nomeadamente Assessor da Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior para o Processo de Bolonha, entre 2003 e 2005, e Delegado Nacional ao BFUG – Bologna Follow-up Group, por nomeação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre 2004 e 2010.  Presidiu ao BFUG durante a Presidência Portuguesa da UE em 2007.

Autor ou coautor de mais de 300 publicações de vários tipos e de mais de 200 conferências convidadas, seminários e/ou cursos avançados, a nível nacional e internacional, foi colaborador semanal do Diário Jornal de Notícias entre junho de 2015 e junho de 2018. Adicionalmente, tem publicado pontualmente  em outros órgãos de comunicação, nomeadamente no Público, no Expresso, no Jornal de Negócios e no Jornal Económico.

Recebeu ao longo da sua carreira várias distinções nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se o George and Eleanore Meade Annual Award, atribuído pelo SIT-Sugar Industry Technologists Inc. (1994); a Medalha Dieter Behrens 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química; a Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário de Paredes; ou a Medalha de Mérito Profissional, atribuída pelo Município de Vila Nova de Gaia. Já em 2018, recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, (Geórgia) e foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

A atribuição do galardão máximo da Ordem dos Engenheiros aconteceu no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Engenheiro 2018, que este ano decorreram na cidade do Porto.

Mais informações aqui.