Joel Ferraz

Joel Ferraz é licenciado em medicina veterinária pelo ICBAS e mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina (Foto: DR)

Joel Ferraz, antigo estudante do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, é o vencedor da edição 2015 do Prémio Veterinária Atual (VA) – categoria CAMV do Ano (Consultório/Clínica Médico-Veterinária do Ano) -, uma iniciativa da Revista Veterinária Atual que tem como objetivo homenagear as personalidades e empresas que mais se destacaram na área da Medicina Veterinária durante o último ano.

Aos 37 anos, o médico veterinário portuense vê reconhecido o trabalho que vem desenvolvendo, desde 2009, à frente do Centro Veterinário de Exóticos do Porto (CVEP), um espaço especializado no tratamento de todos os animais de companhia diferentes do cão e do gato. “Quando surgia um coelho, um papagaio, ou uma tartaruga, deslocava-me às instalações de onde me chamavam. Mas no que respeita à cirurgia e internamento, sentia necessidade de um local mais especializado”, explica Joel Ferraz.

O CVEP conta com instalações desenhadas a pensar nestas espécies e, sobretudo, com uma equipa dedicada a esta prática clínica, 24 horas por dia. Além do serviço prestado aos pacientes e clientes, o Centro desenvolve também trabalho na parte da formação, recebendo estagiários de diversas faculdades de Medicina e de Enfermagem Veterinárias, como é o caso do ICBAS, bem como diversos estudos e alguma investigação na área.

Para Joel Ferraz,  o Prévio VA “é um grande orgulho e um incentivo para continuar este esforço de fazer o melhor pelos animais exóticos de companhia. Fazê-los viver mais e melhor!”

Natural do Porto, Joel Ferraz licenciou-se em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em 2002, tendo realizado o estágio curricular na Universidade Autónoma de Barcelona. Com larga experiência profissional, nomeadamente na prática clínica em Animais Exóticos de Companhia, completou o mestrado em Bioética pela FMUP (2009), com uma tese na área dos “Animais Selvagens de Estimação e Ética Veterinária”. Entre 2007 e 2012 colaborou  na docência do curso de Medicina Veterinária no ICBAS, na disciplina de Semiologia Médica e Patologia Médica.

Em paralelo com o trabalho que desenvolve como Diretor clínico do Centro Veterinário de Exóticos do Porto (CVEP), é também médico veterinário responsável no Sea Life – Porto, desde 2013.