Francisco Almeida, antigo estudante do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi recentemente distinguido com o Prémio Ano Profissional Júnior 2019, promovido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Atribuído anualmente, este galardão visa distinguir profissionais em início de carreira que se destaquem pelo “exercício profissional de excelência, da evidência de boas-práticas no exercício da Psicologia e da aplicação da ciência psicológica para responder às necessidades dos indivíduos, grupos, comunidades e organizações”.

Para o sucesso da candidatura de Francisco Almeida contribuiu o trabalho desenvolvido pelo jovem psicólogo durante o estágio profissional que cumpriu na clínica ABC da Psicologia, em Matosinhos. Foi nesse período que se destacou na criação e dinamização de conteúdos audiovisuais criativos para a clínica – incluindo uma série de Podcasts e de Toolboxes -, sob o mote “Descomplicar e Despatologizar a Psicologia”.

Para além do trabalho desenvolvido na ABC da Psicologia, o antigo estudante da FPCEUP distinguiu-se também pela qualidade do pitch apresentado ao júri do prémio, no qual era pedido aos 11 finalistas que sintetizassem – em apenas 3 minutos – os principais aspetos distintivos do primeiro ano profissional.

Natural de Viseu, Francisco Almeida, de 27 anos, ingressou em 2011 no Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP, tendo concluído o curso em 2017, com uma tese intitulada “EMDR e Mindfulness como abordagem integrativa em Psicoterapia: um estudo de caso”.

Enquanto estudante da FPCEUP, destacou-se ainda pelo trabalho desenvolvido como mentor e coordenador no projeto de Mentoria da faculdade, vocacionado para a integração dos novos estudantes.

A nível profissional, Francisco Almeida esteve ligado, entre 2018 e setembro deste ano, à ABC da Psicologia. Atualmente, desempenha funções como psicólogo e formador do O2a – Centro de Terapia e Desenvolvimento, no Porto. As suas áreas de intervenção prendem-se com a depressão, a ansiedade, o trauma e o luto, com especial enfoque nos jovens e adultos.

O Prémio Ano Profissional Júnior 2019 foi atribuído no passado dia 30 de setembro, no âmbito do evento Psicarreiras Summit 2020, que decorreu em formato online. Para além do prémio nacional, foram ainda atribuídos dois prémios regionais Norte e Sul.