
Pernas, slide a preto e branco de Tiago Madaleno (Foto: DR)
O artista Tiago Madaleno, antigo estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é o grande vencedor da edição deste ano do Prémio NOVO BANCO Revelação, galardão atribuído anualmente pelo Novo Banco, em parceria com a Fundação de Serralves, a jovens criadores portugueses no campo da fotografia.
Clepsidra. Assim se chama o projeto que convenceu o Júri do galardão, presidido por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves e constituído por nomes como Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, em Londres, ou Alessio Antoniolli, diretor da Gasworks & Triangle Network (Londres). Nele, o artista de 25 anos “propõe-se refletir acerca da relação entre a fotografia e a temporalidade invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, o projeto questiona as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho”, anuncia o Museu de Serralves em comunicado.

Tiago Madaleno é licenciado e mestre em Pintura pela FBAUP. (Foto: DR)
Natural de Vila Nova de Gaia, Tiago Madaleno é licenciado em Artes Plásticas – Pintura (2014) e mestre em Pintura (2016) pela FBAUP. Já este ano, foi um dos vencedores dos Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende, destinados aos os melhores estudantes dos cursos de Arquitetura (FAUP) e de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) no ano letivo 2015/2016.