Giacomo Ciavattini, que concluiu o Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) no ano letivo 2020/2021, venceu a edição 2022 do Prémio Archiprix Portugal, galardão que distingue anualmente os melhores projetos de mestrado em arquitetura, arquitetura paisagista e urbanismo apresentados nas instituições de ensino superior nacionais.

Com o título Rural esquecido, uma oportunidade contemporânea. Transformação catalisadora para uma Quinta na Região de Marche, Itália, o trabalho de Giacomo Ciavattini, orientado pelas docentes Filipa de Castro Guerreiro e Carla Garrido de Oliveira, reflete sobre novas estratégias de intervenção socioeconómicas e paisagísticas sustentáveis em territórios de baixa densidade.

A dissertação, que consistiu no estudo de um caso específico, caraterizado por uma forte tradição agrícola em declínio, explora o “enorme potencial do património rural na coalescência do edificado difuso que, graças às novas tecnologias e consciência global, poderá encontrar uma oportunidade de renascimento, intercetando atividades económicas e produtivas localmente sustentáveis com a indústria do turismo”. As questões levantadas pelo trabalho refletem temáticas que têm vindo a ser objeto de estudo no contexto da FAUP, de que o projeto NEB goes South é exemplo.

Uma Menção Especial

Para além do prémio atribuído a Giacomo Ciavattini, a FAUP viu também premiada com uma Menção Especial, na categoria ‘Pensamento e Crítica’, o trabalho Fragmentos de cidade. Imagens de arquitetura, do espaço e da memória, da autoria de Raquel Pelicano Teixeira Lagoa, realizado sob orientação do docente Pedro Leão Neto.

Entre as propostas submetidas pela FAUP, destaque ainda para a presença do trabalho ‘Lugar Comum: habitar (n)a cidade do Porto. Princípios de intervenção para uma área de habitação municipal‘, da autoria de Mariana Antunes e orientado pelas docentes Carla Garrido de Oliveira e Filipa de Castro Guerreiro, entre os 28 trabalhos finalistas, provenientes de diferentes instituições de ensino portuguesas.

O vencedor do Archiprix Portugal 2022 foi anunciado no passado dia 9 de julho, no Edifício dos Catraeiros, em Almada. Na mesma altura, foi inaugurada a exposição dos projetos finalistas.

O Júri para esta edição foi constituído pelos arquitetos Adelino Gonçalves, Pedro Frade, Pedro Gadanho, Raquel Batista Pereira, Carlos Correia Dias, Andreia Garcia e pela arquiteta paisagista Rute Afonso.

Sobre o Prémio Archiprix Portugal

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, Docomomo International, Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, Associação dos Urbanistas Portugueses, Arquitectos sem fronteiras, assim como o corpo docente das instituições de ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

O Archiprix Portugal insere-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Turquia, Itália, Rússia, Chile e Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.

Mais informações em www.archiprixportugal.org