José Aranda da Silva será o próximo Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto.

O antigo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e primeiro presidente do Infarmed, José Aranda da Silva, vai ser distinguido pela Universidade do Porto com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa no dia 3 de outubro de 2017, por proposta da Faculdade de Farmácia (FFUP).

A decorrer a partir das 11 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a cerimónia de doutoramento será presidida pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, contando com a participação do Diretor da FFUP, José Manuel Sousa Lobo, como padrinho do doutorando, estando o elogio do homenageado a cargo de Jorge Gonçalves, docente da FFUP e antigo vice-reitor da U.Porto.

A distinção é justificada pelo Reitor da Universidade do Porto pela “qualidade excecional do percurso profissional” e “extensa obra publicada”, mas muito especialmente pela colaboração que José Aranda da Silva tem mantido com a Faculdade de Farmácia, em particular com os laboratórios do Departamento de Ciências do Medicamento, que “muito tem contribuído para o reforço das ligações da Faculdade à sociedade e para a sua afirmação a nível nacional e internacional”.

Licenciado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1972, onde chegou a presidir à Associação de Estudantes, José Aranda da Silva iniciou a sua carreira profissional no Hospital Militar Principal de Lisboa, depois de ter concluído o curso de oficial miliciano e ingressado no quadro permanente do Exército em 1977, enquanto primeiro classificado no concurso para ingresso de oficiais farmacêuticos.

Ao longo da sua carreira militar chefiou o a Farmácia Hospitalar do Hospital Militar Principal e o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, tendo-se reformado em 2006 com o posto de Coronel Farmacêutico do Exército português. A sua passagem pela estrutura militar fica ainda indelevelmente marcada pela sua participação na Assembleia do MFA, o Movimento das Forças Armadas responsável pelo golpe de Estado que, em 25 de Abril de 1974, pôs fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo.

A cerimónia de atribuição do título irá realizar-se a 3 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Na vida civil, Aranda da Silva pertenceu, entre 1984 e 1988, à direção da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica, tendo inclusivamente presidido a este organismo de 1986 a 1988. Foi ainda diretor-geral de Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde (1990-93), representante de Portugal no Comité de Especialidades Farmacêuticas da Comunidade Europeia (1991-93), administrador da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (1994-00) e membro do Fórum Consultivo do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (2005-14).

Em 1993, tornou-se o primeiro presidente do Infarmed (antes denominado Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento e hoje Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), cargo que ocupou até 2000. No ano seguinte, em 2001, foi eleito bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, tendo cumprido dois mandatos de três anos.

Além da sua carreira profissional e associativa como farmacêutico, José Aranda da Silva desenvolveu uma profícua carreira académica, iniciada em 1985 como assistente convidado da FFUL – Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Na mesma instituição do ensino superior foi regente da cadeira de Farmácia Clínica de 1991 a 2002. A partir de 2000, foi professor convidado em diversos mestrados e cursos de pós-graduação no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, FFUL, Universidade Católica Portuguesa, Escola Nacional de Saúde Pública.

Especialista em Indústria Farmacêutica, em Farmácia Hospitalar e em Registo e Regulamentação Farmacêutica, títulos que lhe foram concedidos pela Ordem dos Farmacêuticos, José Aranda da Silva é autor ou coautor de cerca de cem publicações científicas, nomeadamente seis livros e capítulos de livros, nas referidas áreas de estudo.

A carreira farmacêutica e militar de Aranda da Silva foi reconhecida com diversas condecorações: Medalha de Mérito Militar 1.ª Classe (1998); Prémio Almofariz Figura do Ano (2000); Comenda de Mérito Farmacêutico Brasil (2003); Menção Honrosa pelo contributo no desenvolvimento do ISCTEM (2006); Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (2010); Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde (2012).

A estas distinções irá agora juntar-se o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.