Mariana Pestana, FAUP

Mariana Pestana.(Foto: DR)

A arquiteta Mariana Pestana, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceu os Prémios Novos 2016 na categoria ‘Arquitetura’. O anúncio dos vencedores realizou-se a 9 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Mariana Pestana é cofundadora do colectivo ‘The Decorators’, fez um mestrado em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins (Londres) e está a fazer doutoramento na Bartlett School of Architecture. Atualmente, trabalha como curadora no Museu Victoria and Albert e é Professora Convidada no Royal College of Arts, tendo colaborado no passado como docente nas faculdades Central Saint Martins e Chelsea College of Arts. Foi curadora , entre outras, das exposições ‘A Realidade e Outras Ficções’ no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa ‘Close, Closer’ e ‘This Time Tomorrow’, uma exposição do V&A no Fórum Económico Mundial de Davos. 

Na mesma categoria ‘Arquitetura’, estavam nomeados os também antigos estudantes da FAUP Ivo Barão que com Peter Hutter forma o Atelier Barão-Hutter, e Filipe Magalhães e Ana Luisa Soares que, em conjunto com ahmed belkhodjao, formam o fala Atelier. 

Criados em 2013, os Prémios Novos distinguem, anualmente, os novos talentos de nacionalidade portuguesa até aos 35 anos, reconhecendo o seu protagonismo, atividade e mérito em diferentes áreas da cultura, ciência ou sociedade. Os Prémios organizam-se em 15 categorias – Cinema, Literatura, Artes Plásticas, Arquitetura, Teatro, Televisão, Inovação, Gastronomia, Jornalismo, Criatividade, Ciência, Moda, Internet e Música – cada uma com três nomeados e vários jurados.

Em 2015, o arquiteto Paulo Moreira, também antigo estudante da FAUP, foi o vencedor da categoria ‘Arquitetura’ dos Prémios Novos.

Mais informações em www.facebook.com/PremiosNovos