andresen_300x200

Workshop ImunoGénius terá lugar na Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto/MHNC-UP.

A pouco mais de um mês de distância, a Noite Europeia dos Investigadores 2016 (30 de setembro) já começa a ser preparada pelo consórcio de instituições promotoras da iniciativa em Portugal. O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), como parte integrante deste consórcio, vai realizar no dia 8 de setembro, das 15h às 17h30, um workshop preparatório gratuito, destinado ao público em geral, que terá a Imunologia como tema central.

A decorrer na Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto, o Workshop ImunoGénius terá como protagonista o kit homónimo desenvolvido pela Ordem dos Biólogos para que professores de Biologia possam realizar em sala de aula um teste comum de imunologia (ensaio ELISA) e, desta forma, tornar mais interativo o estudo da Imunologia e do sistema imunitário. A participação no workshop é gratuita e aberta a todo o público, mediante inscrição prévia, até 3 de setembro, pelo e-mail [email protected].

jbotanico_300x200A Imunologia é um ramo da Biologia que se tem destacado por extraordinários avanços no conhecimento que contribuíram por exemplo para o controlo ou mesmo cura de muitas doenças potencialmente fatais. Durante o workshop serão abordados assuntos como a organização do sistema imune, a produção de anticorpos e sua diversidade e a vacinação como modo de estimular o sistema imune a criar defesas contra doenças graves e a prevenir o contágio entre indivíduos.

A Noite Europeia dos Investigadores 2016 será organizada em Portugal pelo consórcio Science in Everyday Life (SCILIFE), coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa (ULISBOA/MUHNAC) e integrando, para além do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto,  a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID. FCT), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e a Câmara Municipal de Lisboa.

No dia e noite do dia 30 de setembro, o consórcio irá promover, por todo o país, um conjunto diversificado de atividades interessantes e apelativas, abertas à participação de público de todas as idades, com vista a dar conhecimento da investigação de enorme qualidade produzida em Portugal e das suas relevantes aplicações no nosso quotidiano.