“(Des)Aceleração” é o mote da exposição de André Rangel, professor na Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e na Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, que vai estar patente na Biblioteca da FEUP, a partir do próximo dia 18 de maio, quarta-feira.

Esta exposição resulta de uma residência do artista e professor no Laboratório de Nanotecnologia (Nano4Med) do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), inserida no âmbito do projeto 2SMART, engineered smart materials for smart citizens financiado pelo NORTE 2020.

Em articulação com quatro unidades de I&D da Universidade do Porto – na Faculdade de Engenharia, o Laboratório de Processos de Separação e Reação/Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM), o LEPABE e o Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT); e na Faculdade de Belas Artes, o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) -, o projeto pretende levar os artistas ao encontro das tecnologias, materiais e conhecimento técnico e científico.

Mas os cientistas também não são deixados ao acaso, descobrindo e aprofundando as perspetivas e questionamento estético destes mesmos artistas em temáticas que vão desde a engenharia de materiais à comunicação de ciência.

“(Des)Aceleração é um sistema relacional, entre luz coerente, colóide de riboflavina, velocidade, vidro, fotoluminescência, volume, superfície, algoritmia e programação, em contínua variação. Resulta de um trabalho desenvolvido em residência em que se criou um sistema dinâmico intermédia, que articula saberes de um espetro de atividades e que configura condições específicas para uma experiência espacial, ótica e cromática”, explica o autor, que passou dois meses no Nano4Med do LEPABE a investigar a incidência de luz coerente em misturas de líquidos com diferentes moléculas.

Com inauguração marcada para as 17h30 de dia 18 de maio, a exposição ficará patente ao público na Biblioteca da FEUP, até 17 de junho.

Deste projeto entre a FEUP e FBAUP vão resultar ainda mais duas propostas de residências artísticas, a serem desenvolvidas entre setembro e dezembro de 2022, com as artistas Carolina Grilo Santos e Catarina Braga.

Em maio de 2023, inaugura-se uma exposição final com o produto das três residências que ficará patente no Museu da Faculdade de Belas Artes.

Sobre André Rangel

Doutorado em Ciência e Tecnologia da Arte e Mestre em Artes Digitais pela Universidade Católica Portuguesa e licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD), André Rangel é artista, designer, professor universitário, diretor e fundador do Estúdio 3kta especializado em conceitos e sistemas intermedia.

Coorganizador e cofundador da xCoAx (Conferência Internacional em Computação, Comunicação, Estética e X), concebe e produz eventos contemporâneos no campo da prática e do pensamento, enquanto meios de expressão artística.

André Rangel vem desenvolvendo e disseminando conhecimento e competências inerentes ao processo de fazer e experienciar obras de arte intermedia, interativas e multissensoriais nos campos da arte e do design.