A Universidade do Porto foi a primeira opção de André Costa Lima ao ingressar para a universidade. Afinal, “excelência” e “desafio” são características que o estudante de Vila Nova de Famalicão sempre associou à U.Porto. E foram elas que o levaram a ingressar, no ano letivo 2020/2021, na licenciatura de Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Para além do “plano curricular inovador” pelo qual o estudante de 19 anos ansiava e das pessoas que conheceu “ao longo deste ano e meio”, André também se viu rendido à “comunidade” da universidade, aos seus “núcleos estudantis” e às suas “atividades”.

Com uma média de 19,13 valores no 1º ano do curso, André Costa Lima foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. “É uma razão para continuar a trabalhar e a investir na minha educação”, admite o estudante.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Sempre associei a U.Porto a excelência e a desafio. Isso combinado com um plano curricular inovador e pelo qual eu me interessei bastante levou a que a U.Porto fosse a minha primeira opção.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais gostei no primeiro ano na Universidade foi a comunidade: os núcleos estudantis em que podemos participar, os eventos e atividades organizadas e, claro, as pessoas que conheci ao longo deste ano e meio.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Penso que, pelo menos, a minha faculdade ainda tem que melhorar no que toca à organização entre unidades curriculares, ou seja, haver um equilíbrio na quantidade de projetos por semestre e o tempo que cada um ocupa.

Por fim, é lamentável o facto de a minha faculdade ter atualizado recentemente o valor das propinas dos mestrados do meu curso para 2.500€.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo é, sobretudo, um reconhecimento do meu trabalho ao longo do 1º ano. Também é mais uma razão para continuar a trabalhar e a investir na minha educação.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Neste momento, os meus planos ainda não estão muito definidos. Sei que quero acabar o mestrado, mas, para além disso, é tudo uma incógnita para mim.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Recompensa.