Natural de Ílhavo, Ana Raquel Branco veio para o Porto em 2018 para estudar Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Mais de um ano depois, o balanço não podia ser mais positivo. “O que mais gostei na Universidade foram as experiências que me proporcionou. Experiências que não teria vivido de outra forma e que me permitiram fazer novas amizades, criar memórias inesquecíveis e aprender mais sobre mim mesma”, confessa a estudante de 20 anos.

Mas a aprendizagem não se ficou por aí. Com uma média de 16,5 valores no 1.º ano da licenciatura, Ana conquistou um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção “importante” pois “significa que, apesar de todas as dificuldades, consegui ter sucesso académico” nota a futura nutricionista, que espera agora “manter a fasquia para os próximos anos”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

O principal motivo para escolher a U.Porto foi a FCNAUP! Fiquei muito entusiasmada com o curso e com a própria faculdade, para além de adorar a cidade do Porto.

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais gostei na U.Porto foram as experiências que ela me proporcionou. Foram experiências que não teria vivido de outra forma e que me permitiram fazer novas amizades, criar memórias inesquecíveis e aprender mais sobre mim mesma. Gostava, ainda, de realçar a qualidade dos meus professores e a paixão com que lecionam, uma vez que foi e é um fator de motivação gigante.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Em relação à U.Porto, acho fundamental dar uma maior atenção às questões que envolvem o alojamento do estudante. Sou de Aveiro e, por isso, também eu tive muitas dificuldades em encontrar um alojamento em condições, a preço acessível e minimamente perto da minha faculdade.

Focando agora a minha atenção na FCNAUP, considero essencial um maior investimento na parte prática associada à profissão de nutricionista, nomeadamente logo a partir do segundo ano do curso. Desta forma, os alunos iriam melhor preparados para o estágio curricular do quarto ano.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Para além da ajuda monetária, que é muito bem vinda, o Prémio Incentivo é importante para mim, pois significa que, apesar de todas as dificuldades, consegui ter sucesso académico. O meu primeiro ano na U.Porto foi, sem dúvida, o mais intenso e emotivo da minha vida, cheio de dificuldades e alegrias. Fico de coração cheio ao receber este prémio e espero manter a fasquia para os próximos anos.

Quais são os teus planos para o futuro?

Num futuro mais próximo gostaria de ter uma experiência de Erasmus, pois considero que seria enriquecedor a nível académico e pessoal. Num futuro um pouco mais longínquo, gostaria de realizar um mestrado dentro da minha área, também na U.Porto!

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

A U.Porto é inesquecível!