A obra “What’s in a name”, da autoria da escritora Ana Luísa Amaral, investigadora integrada e membro da direção do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é a vencedora dos prémios anuais da Asociación de Empresarias y Empresarios del Comercio del Libro de Madrid – Gremio de Librerías, na categoria de Melhor Livro de Poesia do ano.

“Nestes tempos em que vivemos, de incertezas e angústias, de paredes e janelas, a poesia de Amaral acolheu-nos naquela casa fronteiriça e vizinha, calorosa e familiar, que existe entre os nossos dois países (Portugal e Espanha), e deu-nos nome e palavras numa língua chamada estrangeira e que o não é de todo”, destaca o júri do galardão.

capa livro

Capa da edição portuguesa de “What’s in a Name”, de Ana Luísa Amaral.

Editado em Portugal pela Assírio & Alvim, “What’s in a name” foi publicado em Espanha pela Sexto Piso. “A estranheza do inglês no título expressa a ambivalência da relação, de que sempre a poesia viveu, entre a coisa (nossa, do mundo) e a sua nomeação, apontando para a multiplicidade de sentidos que há neste livro. Nele se cruzam, em cumplicidade, o quotidiano e o cósmico, o poético e o político, a comoção e a ironia, o espanto e a indignação – em suma, a palavra e a vida”, lê-se na sinopse do livro.

O anúncio dos vencedores deste ano dos prémios anuais das Librerías de Madrid foi feito no passado dia 26 de novembro, na página da associação que representa os livreiros da capital espanhola. Para além do livro de Ana Luísa Amaral, foram ainda distinguidas outra obras nos domínios da ficção, ensaio, banda desenhada e ilustração.

Sobre Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral é licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela FLUP, faculdade onde desenvolveu atividade docente nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Atualmente aposentada, é membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, no âmbito do qual dirige o grupo internacional de pesquisa Intersexualidades.

A nível literário, é autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras. Os seus livros estão publicados em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e, brevemente, nos Estados Unidos da América

Entre as distinções que recebeu pela sua produção literária incluem-se o Prémio Literário Casino da Póvoa, em 2007, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 2008, o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão, em 2012, ou o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia., em 2018. Também em 2018, foi distinguida com o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2018, atribuído pelo Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL).

Já este ano, tornou-se a primeira mulher a receber o Prémio Guerra Junqueiro, no âmbito do do Freixo Festival Internacional de Literatura (FFIL).