A escritora e poetisa Ana Luísa Amaral será a autora celebrada na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto, que vai decorrer entre os dias  26 de agosto e 11 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Aos 65 anos, a investigadora e professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) junta-se, assim, a nomes como Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros que compõem o restrito lote de autores homenageados em edições anteriores do principal festival literário portuense.

“Lisboeta de nascença, lecense e portuense de adoção, [Ana Luías Amaral] é das mais notáveis poetas, tradutoras e académicas portuguesas”, destaca a Câmara Municipal do Porto, sobre uma escolha para a qual contribuíram as “múltiplas facetas” da homenageada: “a de poeta, leitora, tradutora, feminista convicta, estudiosa, apaixonada, educadora, intelectual e comunicadora”.

Considerada uma das mais relevantes poetisas da atualidade, Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa em 1956. Licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela FLUP, foi ali que desenvolveu atividade docente nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Atualmente aposentada da docência, é membro sénior do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, organismo que dirigiu durante mais de uma década.

Estudiosa da obra de Emily Dickinson e referência internacional no campo dos Estudos Feministas, conta com uma importante obra realizada no campo académico, da qual se destaca o ensaio Dicionário da Crítica Feminista, em coautoria com Ana Gabriela Macedo.

Ana Luísa Amaral tem dezenas de títulos de poesia publicados, além de já ter escrito teatro, ficção e vários livros para a infância. Traduzida e publicada em várias línguas e países, a sua obra é editada em Portugal pela Assírio & Alvim.

Tradutora de romancistas e poetas, Ana Luísa Amaral recebeu múltiplas distinções ao longo da carreira. Entre elas incluem-se: o Prémio Literário Casino da Póvoa (2007), o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi (2007), o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão (2012), o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia (2018), o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho (2018), o Prémio Literário Guerra Junqueiro (2020), o Prémio Vergílio Ferreira (2020), o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, ou o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda (2021).

Recorde-se que a Universidade do Porto tem tido uma presença de destaque na Feira do Livro do Porto. Só na última edição, o pavilhão da Universidade foi “palco” para mais de 150 títulos de áreas temáticas diversas, editados – maioritariamente – pela U.Porto Press-