A escritora Ana Luísa Amaral, antiga estudante e professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi distinguida esta sexta-feira, em Freixo de Espada à Cinta, com a 4.ª edição do Prémio Literário Guerra Junqueiro, entregue no âmbito do FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura 2020.

Resultado de uma parceria da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta com a Editorial Novembro, o Prémio Literário Guerra Junqueiro foi criado em 2017, com o objetivo de “recolocar o nome de Guerra Junqueiro no panorama nacional”.

Ana Luísa Amaral é a primeira mulher a receber o galardão. Nas três edições anteriores, foram distinguidos os poetas Manuel Alegre (2017), Nuno Júdice (2018) e José Jorge Letria (2019).

A edição deste ano do Prémio Literário Guerra Junqueiro teve ainda a particularidade de se expandir, pela primeira vez, a mais quatro países da lusofonia. Assim, e para além de Ana Luísa Amaral, foram também distinguidos Lopito Feijó, de Angola; Raul Calane da Silva, de Moçambique; Tony Tcheka, da Guiné-Bissau; e Jorge Carlos Fonseca, de Cabo Verde.

A entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro a Ana Luísa Amaral assinalou o arranque do Freixo Festival Internacional de Literatura, que decorre em Freixo de Espada à Cinta. (Foto: FFIL)

Sobre Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral é licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela FLUP, faculdade onde desenvolveu atividade docente nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Atualmente aposentada, é membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, no âmbito do qual dirige o grupo internacional de pesquisa Intersexualidades.

A nível literário, é autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras. Os seus livros estão publicados em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e, brevemente, nos Estados Unidos da América

Entre as distinções que recebeu pela sua produção literária incluem-se o Prémio Literário Casino da Póvoa, em 2007, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 2008, o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão, em 2012, ou o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia., em 2018. Também em 2018, foi distinguida com o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2018, atribuído pelo Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL).